Lifelong learning – a importância de estudar a vida toda

O aprendizado ao longo da vida ….

A princípio,   para muitos, o aprendizado se resume aos 12 anos de estudo na escola no ensino fundamental e médio e mais os 4 ou 5 anos de faculdade. E na sequência, para os  que possuem condições,  os que gostam ou os que constroem  planos  ambiciosos, uma pós-graduação, um mestrado, um doutorado

Porém, o aprendizado não se concentra somente no ensino formal! A educação é uma grande aliada para o crescimento pessoal e profissional , pois é com ela que você consegue conhecer novas técnicas e desenvolver novas habilidades e aptidões, além de ser uma aquisição totalmente sua e permanente.

O que é lifelong learning

O  lifelong learning  significa aprendizagem ao longo da vida e em tradução literal quer dizer termo que se refere a busca contínua e voluntária , independente da idade e auto-motivada pela atualização conhecimento, seja em âmbito profissional, acadêmico ou pessoal.

Eficiência no processo de aprendizagem

Antes de tudo, para que o processo seja eficiente, é importante considerar o estilo de aprendizagem individual , pois as pessoas podem ter mais facilidade em absorver determinados tipos de estímulos e, assim, compreender melhor os conteúdos ensinados dependendo da forma com que lhe são apresentados. Antes de tudo, saiba qual é o seu estilo e  você pode até ter mais de um,

  • Visual.
  • Auditivo.
  • Leitura e Escrita.
  • Cinestésico.
  • Adaptadores ou acomodadores.
  • Assimiladores.
  • Divergentes.
  • Convergentes.

Segundo a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), uma instituição que dissemina o conceito ao redor do mundo, a ideia de lifelong learning é definida como “um aprendizado que é perseguido durante a vida: um aprendizado que é flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares. O lifelong learning cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta”.

No livro de Jacques Delors  – Educação: um tesouro a descobrir , você poderá ler sobre  sobre o lifelong learinig (em português).

UNESDOC – publicações gratuitas da UNESCO | a biblioteca em forma

 

Os pilares fundamentais deste conceito

Este conceito se baseia em quatro pilares fundamentais: aprender a:

  • conhecer,
  • fazer,
  • conviver
  • ser.

Em primeiro lugar, é preciso “aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente ampla, com a possibilidade de estudar, em profundidade, um número reduzido de assuntos – ou seja: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida”

Na sequência,  é preciso aprender a fazer, não só no âmbito profissional, mas de uma maneira mais abrangente, a fim de tornar a pessoa apta a enfrentar situações adversas e trabalhar em equipe.

Já no terceiro pilar, a pessoa precisa compreender as interdependências existentes dentro de um projeto para que, no futuro, ela seja capaz de entender o outro e gerenciar conflitos, levando em consideração os valores do pluralismo.

Por último, a pessoa precisa “aprender a ser, para desenvolver a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal”, explica Delors.

Vídeo ilustrativo sobre lifelong learning

Universities are key to lifelong learning

Acesse a vários depoimentos de diretores de faculdades de diferentes países em encontro promovido neste ano pelo  UNESCO Institute for Lifelong Learning (UIL)

UIL | UNESCO Institute for Lifelong Learning

Mas por quê se tornar um lifelong learner?

Nos últimos anos, o lifelong learning se tornou um imperativo econômico, principalmente em países desenvolvidos, e é fundamental para se manter atualizado em qualquer que seja a área de atuação. Além de ser algo considerado essencial na Nova Economia, a ideia de “estudar por toda a vida” traz uma série de benefícios para quem colocá-la em prática.

A pessoa estará mais preparada para o novo mundo

Quanto mais uma pessoa aprende ao longo da vida, mais ela será capaz de se adaptar às mudanças da Nova Economia – que exige flexibilidade e capacidade de improvisação em situações inesperadas.

Nesse contexto, o lifelong learning traz muitos benefícios porque, além de manter o profissional qualificado durante toda a sua carreira, abrirá sua mente para novas possibilidades e suas conexões e redes de contato se fortalecerão, bem como habilidades naturais e outras skills.

Para as empresas, o lifelong learning representa uma mudança consistente no perfil do seus funcionários – que se tornarão mais versáteis e adaptáveis na hora de desempenhar funções diversificadas.

#aprendizado#educação#educaçãocontinuada#lifelonglearning#inglês#estudo@#

languagePRO há 30 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

Lifelong learning: a importância de NUNCA parar de estudar na vida

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?