O futuro do transporte público urbano

O futuro do transporte público urbano

Parte do futuro do transporte coletivo já chegou. Outra está em desenvolvimento e surpreende. O que a engenharia nos reserva para as próximas décadas?

Você consegue imaginar. Afinal, depois de décadas de filmes passados em tempos futuros e cenários futuristas, quase sempre longe do planeta, os mais diversos tipos de transporte coletivo certamente já povoam seu imaginário.

Foguetes para passageiros, carros voadores, tecnologias de mobilidade que quase sempre envolvem algum tipo de veículo que se move pelo ar, seja pela atmosfera ou espaço sideral. Esta, inclusive, já é uma realidade próxima.

Por outro lado, no que diz respeito aos desafios ambientais sustentáveis da Terra, assunto hoje recorrente nas aulas de inglês, é na sua superfície que as maiores novidades podem surgir.

Antes de mais nada, a crescente onda dos carros e utilitários elétricos é só a comissão de frente de uma tendência mais ampla baseada em combustíveis limpos, como você já pôde acompanhar pelo blog:

Gyroscopic Transport

Dos tipos de transporte futuristas, os que mais instigam curiosidade muitas vezes na verdade são aqueles pensados para os grandes centros urbanos.

Por meio de sua empresa Dahir Insaat, sediada na Turquia, o russo Dahir Semenov criou algumas das soluções mais interessantes para dar conta de transportar grandes quantidades de pessoas e burlar os congestionamentos das grandes cidades.

News

A melhor invenção

A mais conhecida das invenções de Semenov é o Gyroscopic Transport, ou Transporte Giroscópico. Com efeito, através desta invenção,  seu intuito é substituir ônibus, bondes e trólebus da paisagem urbana,; E a proposta é ser de  um modo eficiente, econômico, seguro, sustentável, confortável e modulável.

Os veículos e as estações de transporte público serão ligados com rodas de base telescópica a trilhos e movidos por volantes que dão corda a cabos pela manhã. Ao longo do dia, painéis solares alimentam a propulsão dos veículos.

O formato circular do Gyroscopic Transport faz pensar numa espécie de disco voador atrelado ao chão, que pode se dar por um par de pedestais centralizados.

Visto de frente, é como se essa versão fosse um cálice deslizante, mas com altura variável. Porém, sua base rotaciona constantemente, sendo o que mantém sua estabilidade e explica seu nome.

 

O veículo passa por cima do meio das vias, cobrindo todas as faixas para carros e motos com sua largura. Na versão com rodas dos dois lados, se algum carro ou moto estiver em cima de seu trilho, as bases podem se recolher até passar por cima dele.

Com efeito, essa solução já reduz consideravelmente o trânsito e aumenta a capacidade de fluxo, sem necessidade de grandes obras viárias.

Entretenimento criado a partir da imaginação

Até jogo de simulação o Gyroscopic Transport já rendeu:

Tudo Sobre Amazon | Notícias – Tecnoblog

 

Outras tecnologias

Além disso, outras novidades prometem contribuir para renovações e revoluções motrizes. A Hyundai, por exemplo, já apresentou seu projeto de trem leve movido a hidrogênio.

Trata-se de um veículo semelhante ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) carioca, que é elétrico, tem acesso mais próximo ao chão que um ônibus e foi inaugurado com os jogos olímpicos de 2016

News

Já está certo que em breve poderemos pegar pequenas aeronaves da Uber, que mais parecem drones tamanho família e devem ser mais acessíveis que helicópteros.

Outra tecnologia em desenvolvimento são pequenos trens movidos por ar comprimido a velocidades supersônicas (quase 900 km/h), os Hyperloop.

Já o Skytran é um sistema de trilhos sobre ruas e avenidas que permite que pequenas cápsulas magnéticas do tamanho equivalente ao de um van transportem grupos restritos de pessoas, acima do tráfego.

Variações dessas soluções são apresentadas como promessas para daqui a 30 anos, caso do ônibus elevado que desliza sobre o trânsito, a exemplo do Gyroscopic Transport, mas como base de apoio nos dois lados e articulada.

Outra solução futurista

Outro exemplo são as supervias subterrâneas de alta velocidade para tirar carros da superfície da rua em pequenas plataformas, uma aposta de elaboração muito mais complexa.

E, por fim, quando a vida urbana cansar, você deve poder fazer viagens aéreas para qualquer parte do planeta em menos de uma hora pelos foguetes do projeto SpaceX. Muito promissor, não?

 

Agora, sempre que o assunto for tecnologia e inovação, você vai poder levar essas revolucionárias tendências de transporte para suas aulas de inglês.

 

#tecnologia #transporte #transportecoletivo #futuro #tendências #aulasdeinglês #technology #transportation #publictransportation #future #trends #englishclasses #languagepro

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?