Você já parou para pensar como será a busca de empregos em um futuro próximo?

 

Da carta de Leonardo da Vinci aos perfis do Linkedin: traçando a evolução dos currículos

Você já imaginou como será a busca por empregos no futuro próximo?

É de conhecimento comum entre nós, que recrutadores gastam apenas seis segundos revisando um currículo mas, ainda assim, muitas pessoas se dedicam a escrever a longa cronologia de sua experiência profissional.

Você sabe a origem do CV?

A história do currículo é uma curiosa jornada de séculos de comunicação, desde cartas escritas à mão até apresentações multimídia.

O primeiro registro que conhecemos de um currículo foi de ninguém menos que Leonardo da Vinci, quando ele escreveu uma carta ao regente de Milão, descrevendo suas habilidades para ocupar um cargo de engenharia.

Nos séculos que se seguiram, o currículo impresso evoluiu e passou a ser requisito padrão nas contratações, sinalizando profissionalismo.

A influência digital na elaboração do CV

Com a revolução Digital e o avanço da tecnologia no século XXI, os currículos passaram a ser digitais e plataformas como a Monster, Indeed e Linkedin revolucionaram as buscas por emprego e a forma de se fazer networking. Designs minimalistas, resumos concisos, conteúdo relevante e links para perfis sociais e profissionais, refletem essa mudança para o mundo digital.

E qual é o futuro do CV?

O futuro dos currículos está nas apresentações multimídia, com vídeos e elementos interativos que demonstrem as habilidades e personalidade do candidato, destacando-o em um mercado de trabalho tão competitivo.

De fato, a  Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada para revisão e aprimoramento do seu CV, mas lembre-se que os recrutadores valorizam a autenticidade.

Um dos sinais de alerta mais observados hoje, é se o currículo foi gerado por IA, segundo uma pesquisa conduzida pela Resume Genius, entre 625 gerentes de recrutamento.

Cuidado com os erros de português ao elaborar o seu CV

 

Língua Portuguesa: Erros de português para rir (ou chorar) | ncultura ...

A formatação inadequada e erros de ortografia também são sinais de alerta: preste atenção aos detalhes, use um layout simples e limpo e revise! A credibilidade que você transmite aumenta a probabilidade de conseguir uma entrevista.

Adapte o seu CV ao mercado globalizado 

E, mais importante, um currículo em inglês pode aumentar suas oportunidades de emprego, especialmente em um mercado de trabalho globalizado e competitivo.

 

Branding, Emerging Markets & Globalization - AbraBrand, multicultural ...

Ter um currículo em inglês pode facilitar o networking com profissionais de todo o mundo, permitindo pois que você se conecte com pessoas em diferentes países e culturas e também busque oportunidades internacionais de trabalho.

Além disso, em setores como tecnologia, turismo e relações internacionais, mostrar o domínio do idioma pode ser uma vantagem significativa.

A languagePRO e BIRD podem te ajudar a traçar seu perfil de conhecimento, metas linguísticas e a se desenvolver para falar com confiança sobre sua experiência profissional e habilidades.

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral.

 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?