Singular they: quando os opostos se atraem

As concordâncias que saem da regra 

Já notou concordâncias estranhas de número e gênero em inglês? Pronomes plurais podem se referir a sujeitos únicos. Conheça o singular they.

A princípio, todas as línguas possuem suas peculiaridades. Em inglês,  número e gênero formam um aspecto dos mais peculiares da gramática inglesa. Além dos plurais irregulares (child/children, man/men, woman, women), tudo que não for masculino nem feminino se enquadra na categoria de it, pronome pessoal usada para objetos, eventos e situações.

E qual a análise da terceira pessoa no plural em inglês?

Como você certamente já estudou nas suas aulas de inglês, a terceira pessoa do plural no inglês é neutra. Casos de grupos completamente masculinos, femininos ou mistos em qualquer combinação percentual, bem como a multiplicação de quaisquer elementos isoladamente tratados por it estão cobertos pela mesma palavra: they.

E do sujeito indeterminado?

Além disso, desafio maior de gramática é quando o sujeito é indeterminado, não se sabendo se ele trata de um homem ou mulher, um ou mais, o que no português acaba sendo tradicionalmente tratado no masculino e hoje é tema de discussão de igualdade de gênero.

Para casos assim, relativos a termos como each one, someone/somebody, every/everyone/everybody, any/anyone/anybody, nobody/no one, whoever pedem o uso de they, them e o pronome possessivo their, mesmo quando a ideia é claramente singular. É o chamado singular they: Analise a explicação da Lexio (em inglês):

Definitions, Meanings, Synonyms, and Grammar by Oxford Dictionary on Lexico .com

 

Seguem alguns exemplos: 

Each one has their own opinion.

(Cada um tem sua opinião.)

Somebody forgot their keys.

(Alguém esqueceu suas chaves.)

Anyone should know their rights.

(Qualquer um deveria conhecer seus direitos.)

Everyone has their reasons to choose a brand.

(Todo mundo tem suas razões para escolher uma marca.)

Nobody needs to have their names exposed on an online petition.

(Ninguém precisa ter seu nome exposto numa petição online.)

Whoever told their peers about their password should redefine it.

(Quem quer que tenha contado sua senha aos colegas deveria redefini-la.)

Parece um tipo de construção incompatível, sem concordância, certo? Muita gente se opõe a ela e isso gera controvérsias: Leia artigo publicado na Time (em inglês):

Capa da Revista TIME causa polêmica nos Estados Unidos - Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante

Por outro lado, ainda que palavras como everybody e everyone sejam consideradas singulares, seu sentido é plural e semanticamente possível. Além disso, na cultura anglófona, mesmo antes das atuais e mais sofisticadas discussões de gênero, seria sexista tratar pelo pronome “he/him” ou mesmo “she/her” uma pessoa que pode ser um homem ou uma mulher, uma suposição que pode facilmente soar ofensiva.

A função do pronome They

A maior parte das pessoas considera cansativo e dispersivo precisar sempre dizer “he or she” nesses casos. Já passou por isso nas suas aulas de inglês? Sendo assim, o pronome they cobre tanto a questão de uma neutralidade de gênero quanto a de um eventual número maior de sujeitos.

Dictionary.com | Meanings and Definitions of Words at Dictionary.com

O uso de singular they não é modismo, nem mesmo novidade. A prática já era encontrada em textos do século XIV e pode ser lida na obras de William Shakespeare (A comédia dos erros), além de Philip Sidney, Lord Byron e John Ruskin. No artigo “A brief history of singular ‘they'”, do The New Oxford Dictionary of English (1998) você conhece um pouco mais sobre a história dessa concordância inusitada da gramática inglesa:

Oxford Dictionary of English | Amazon.com.br

 

Outro pronome que mudou em termos de número foi you. Inicialmente ele era usado apenas no plural, o que só mudou a partir da linguagem oral para incluir também o sentido singular no século XVII, substituindo thy/thee/thou.

Quer otimizar seu tempo e estudar outras particularidades curiosas do idioma num formato de aulas de inglês sob medida para suas necessidades? Confira:

#gramática #pronomes #concordância #singularthey #aulas de inglês  #grammar #pronouns  #agreement #englishclasses #languagepro

languagePRO há 30 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?