Feliz Canada Day!

Conhece a data da comemoração da independência canadense?

Quase todo mundo conhece o 4 de julho americano. Você já conhecia o dia da independência canadense, comemorado três dias antes? Este ano a festa será online.

Geograficamente, o Canadá é segundo maior país do mundo, perdendo apenas para a Rússia, numa área equivalente a aproximadamente dois quintos da América do Norte. Antes de mais nada, qual será a razão deste país enorme ser tão pouco povoado (cerca de 37,5 milhões de habitantes)? Será por causa do seu clima tão próximo ao do Pólo Norte?

Um país multicultural

Acima de tudo, o país é bastante marcado por um aspecto multicultural. Isso já se evidencia na sua convivência histórica entre o lado de ascendência inglesa e o segmento de origem francesa, Quebec, sendo o inglês e o francês suas línguas oficiais. Porém, a presença de imigrantes de todos os continentes torna o país ainda mais socialmente diverso. Isso faz do país um dos principais destinos para quem quer praticar ao vivo o que aprendeu nas suas aulas de inglês.

Se você está se perguntando como, afinal, se deu a razão da definição de 1 de julho para comemorar o dia nacional do país, é porque o assunto não costuma configurar no currículo escolar brasileiro mesmo,. A princípio, um pouco de história é necessário. Conhecido até 1982 como Dia do Domínio, o feriado nacional Canada Day conta com honrarias habituais desse tipo de celebração, como desfiles, exibições da bandeira, o canto do hino nacional “O Canada” e fogos de artifício. Se a data cai num domingo, o feriado passa para a segunda-feira seguinte.

A origem do nome do país

Os nomes das regiões que compõem o país hoje têm uma história um tanto confusa, com trocas de nome ao longo dos séculos. Depois de um período de ocupação por ingleses e franceses, o nome Canadá foi estabelecido em 1791, quando a Grã-Bretanha dividiu o antigo território do Quebec em duas províncias. O British North America Act criou em 1 de julho de 1867 o Domínio do Canadá, confederação de três colônias: Nova Escócia, Nova Brunswick e Canadá. Já a antiga colônia do Canadá tornou-se das províncias separadas, Ontário e Quebec. O ato de 1 de julho previa a possibilidade de outras colônias e territórios se unirem ao paí no futuro, o que possibilitou o crescimento do Canadá até sua magnitude atual.

Nessa fase em que a colônia teve o status de domínio, já havia uma considerável autonomia política, mas a diplomacia internacional e as alianças militares dependiam das diretrizes britânicas.  Contudo, a autonomia oficial do Canadá em relação ao Império Britânico só se deu em 1931. Porém, a independência legislativa plena só veio menos de 40 anos atrás, em 1982, quando o país finalmente conquistou o direito de alterar sua própria constituição. Os moldes políticos seguem bem britânicos.

Estrutura politica do país diversa

Hoje o Canadá se estrutura num regime parlamentar multipartidário com o poder legislativo dividido entre senado e House of Commons. O primeiro ministro é Justin Trudeau, mas a chefe de estado segue sendo a Rainha Elizabeth II. A bandeira canadense trás o desenho de uma folha de bordo (maple em inglês), árvore – ou arbusto – típica do país, cuja seiva é matéria prima do famoso maple syrup, xarope doce para panquecas e waffles. O inglês falado no Canadá, entretanto, é quase igual ao americano.

Você pode conhecer mais detalhes sobre as particularidades históricas de Quebec pela Encyclopedia Britannica:

Antiga Enciclopédia Britânica. - R$ 280,00 em Mercado Livre

Com as atuais medidas de isolamento, shows de artistas e atletas para o Canada Day estão programados para serem apresentados em formato online:

canada-day-cupcake

Os americanos também tendem a desconhecer especificidades culturais canadenses, sabia? Este vídeo bem humorado explica para eles algumas das razões pelas quais os canadenses se orgulham do Canada Day:

Por outro lado, nem tudo são diferenças entre EUA e Canadá, como comprova o feriado de Ação de Graças, o Thanksgiving, comum aos dois países. Leia no blog desenvolvido pela languagePRO.

Que tal contar o que aprendeu e mais gostou sobre o Canada Day numa das suas próximas aulas de inglês?

#Canadá #CanadaDay #história #feriadonacional #aulasdeinglês #Canada #history #nationalholidays #englishclasses #languagepro

languagePRO há 30 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e
profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?