Como você constrói o seu vocabulário em inglês

Hoje vamos conversar sobre o nosso léxico mental e como a nossa escolha de palavras muda completamente a forma como nos comunicamos com as pessoas.

Para abrir esse tópico, convido você a assistir a esse emocionante vídeo, “The power of words”:

Você já parou para pensar quantas palavras
você conhece no seu idioma nativo?

Um adulto típico pode conhecer entre 20.000 a 35.000 palavras, entre seu vocabulário ativo (palavras que regularmente) e o vocabulário passivo (palavras que reconhece e entende, mas não usa com frequência).

Embora alguns estudos indiquem que formamos o nosso vocabulário até os 40 anos de idade (talvez porque já tenhamos atingido uma quantidade de conhecimento que nos permite atuar em praticamente todas as situações), sabemos que é possível aprender novas palavras e seus significados continuamente, seja através da educação formal, leitura, interações sociais ou experiências pessoais.

Agora que já deu para entender o que é vocabulário – conjunto de palavras de uma língua – vamos entender o que é “o nosso léxico mental” -ele é o “dicionário” que temos dentro da nossa mente – as palavras que conhecemos, o que elas significam, em quais contextos são usadas, como são pronunciadas e como elas se relacionam com outras palavras.

Temos a capacidade de acessar o nosso léxico mental com muita rapidez e isso fica evidente na fala e na escrita fluentes. Nosso cérebro é capaz de recuperar as palavras necessárias corretamente e ativa suas propriedades, como a pronúncia e o significado.

Mas como será que nosso cérebro organiza tudo isso?

Certamente não é em ordem alfabética, como em um dicionário!

Estudos de neuroimagem, como Ressonância Magnética mostram que diferentes áreas do cérebro são ativadas ao acessar palavras de diferentes categorias gramaticais ou semânticas. Verificou-se também que lesões em áreas específicas do cérebro podem afetar o acesso a certas categorias de palavras, o que sugere uma organização “modular” no cérebro:

*semelhanças sonoras (casa e caso),

*relações de significado (cachorro e gato: animais),

*estrutura das palavras (estudar, estudante, estudo),

*categoria gramatical,

*associações contextuais (palavras que você aprende juntas como “vir à tona”),

*efeito de priming (penso em médico e logo lembro de enfermeiro)

*frequência de uso (as palavras mais usadas são as que estão mais rapidamente disponíveis).

Pensando nessa organização modular, como você conseguiria aumentar o seu vocabulário em inglês?
Você pode adotar estratégias como expor-se a leitura e escuta de diferentes fontes, anotar as palavras novas que aprende, usar técnicas de associação (como relaciono essa palavra com o que já conheço), escrever esforçando-se em incorporar esses novos vocabulários. E é claro, tudo sempre de forma muito contextualizada de forma que faça sentido para você!

 

Dicas para aumentar o seu vocabulário em inglês:

Algumas dicas para você:

1. Use flashcards: em um lado escreva o termo e no outro, sua definição, categoria e uma frase exemplo. Podem ser cartões ou um aplicativo, como o Quizlet. A chave é revisar periodicamente! Alguns estudos indicam que precisamos ver uma palavra 17 vezes para memoriza-la.
2.  Coloque uma meta: aprenda uma palavra nova por dia: entenda sua definição, pronúncia e contexto em que ela é usada. Tente emprega-la ao longo do dia em suas conversas e comunicações escritas.

3. Leia: a leitura é uma forma fantástica de melhorar vocabulário e imergir no idioma.

4. Use aplicativos de jogos de palavras: eles ativam a conexões neurais, melhoram a atenção, concentração e memorização.

5. Procure saber sobre a raiz, origem da palavra: isso ajuda a identificar padrões e famílias de palavras no idioma.

6. Mantenha um registro organizado do que aprende e revise-o periodicamente. Escrever reforça a memória.

7. Use um dicionário monolíngue: preste atenção nas informações como definições, uso, pronúncia, categoria da palavra e os sinôninos.

8. Estude a letra das suas músicas favoritas.

9. Assista os seus filmes favoritos mais duas vezes: uma com a legenda no idioma que está aprendendo e a outra sem nenhuma legenda. O fato de você já conhecer a estória vai ajudar você a se concentrar no que é dito e como.

Esperamos que tenha curtido esse post e encontrado formas de aprender ainda mais!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?