Sintonia de gerações

De conflitos muita gente já está cheia. Que tal conhecer melhor os perfis de outras gerações para criar oportunidades no trabalho e prosperar?

No ambiente profissional você facilmente tem colegas de outros estados e outros países, certo? Se numa mesma metrópole já é possível haver desacordos entre pessoas de diferentes regiões e contextos sociais, quando os locais de origem são mais distantes mais se evidenciam as diferenças culturais. Há outras características que podem gerar tensões e desentendimentos, como as diferentes faixas etárias, os valores e aspectos comportamentais que definem cada geração. Se parece óbvio que existe um potencial de  complementaridade num ambiente multigeracional, como saber o que cada geração tem para oferecer de melhor?

O site MindTools relacionou cinco aspectos recorrentes de cinco gerações para auxiliar nesse sentido:

Mind Tools

A pesquisa realizada pelo MindTools separou as gerações em silenciosos, nascidos entre 1922 e 1945, baby boomers (1946-1964), geração X (1965-1980), geração Y/Millenials (1982-2000) e geração Z (1995-2015).

  • Os silenciosos respeitam autoridade, são dedicados, disciplinados, leais e trabalham duro.
  • Os boomers são otimistas, estusiasmados, trabalham demais e questionam autoridade.
  • A geração X é mais cética e autônoma, se baseia em cumprimento de tarefas e busca equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
  • Os realistas millennials são movidos por metas, novidades e atuam em múltiplas atividades simultaneamente.
  • Já os nascidos na geração Z cultuam a autenticidade, a criatividade compartilhável e a flexibilidade.

Você percebe a riqueza de uma equipe multigeracional? Como o maior desafio em um ambiente assim é a comunicação, vale você atentar a quais meios cada geração preferencialmente recorre quando precisa trocar informações e como os usa. Os silenciosos preferem escrever em tom formal. Boomers são mais de telefonar. A geração X digita emails ou tecla mensagens de texto em aparelhos portáteis, tendência esta em comum com os millennials, que ainda se valem das redes sociais. Por fim, a geração Z prefere se restringir a aparelhos portáteis. Fotos, emoticons e gifs são um repertório habitual dela. Respeito, flexibilidade, evitar estereótipos, aprendizado mútuo e atenção ao que aproxima, mais que o que distingue, são dicas para uma proveitosa e agradável convivência.

Para conhecer melhor as motivações profissionais das duas gerações mais jovens, vale conferir a apresentação da empreendedora millennial Crystal Kadakia em seu TEDTalk Corporate Fail: Millennials & Gen Z Entrepreneurial:

Quer aumentar a longevidade do seu cérebro para essa troca multigeracional fluir bem por mais tempo? Não perca suas aulas de inglês! Falar duas ou mais línguas retarda o processo de envelhecimento dele e torna menores as dificuldades adicionais trazidas pela idade. Confira no blog em inglês desenvolvido pela languagePRO:

Um exemplo de projeto multigeracional (e binacional) que beneficiou gerações distantes foi o Speaking Exchange, extensão de aulas de inglês que aproximou estudantes brasileiros de aposentados americanos, em conversas por chat que complementavam as oportunidades de dialogar na língua, com a vantagem da exposição a falantes nativos.

#generations #multigenerationalteams #english #englishclasses #gerações #equipesmultigeracionais # #inglês #aulasdeinglês #languagepro

languagePRO há 30 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais.                                  Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros.                                                  Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?