Happy International Women’s day
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 8 de março. A ideia de uma celebração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou um Dia da Mulher, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York – uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.
Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas e atualmente comemorado em mais de 100 países.
É muito comum, sendo um gesto gentil, presentear as mulheres com flores em 8 de março, mas é muito melhor reconhecer e celebrar as grandes conquistas femininas o ano inteiro pelo brilhantismo e pela grande contribuição prestada à sociedade.
Quantas pesquisadoras e inventoras que deixaram legados notáveis você conhece? Consegue lembrar de cinco? Difícil, não? Ainda existe muita resistência em se reconhecer e difundir o valor da contribuição das mulheres em diversas áreas da ciência e do universo profissional. Se existe um Dia Internacional da Mulher é porque falta visibilidade para atender demandas e disponibilidade para ouvir as vozes femininas, mas também para se reconhecer e lembrar conquistas importantes que são mérito delas.
O caminho do conhecimento, mesmo com todos seus desafios, ainda é o mais curto e mais fácil para qualquer situação de maior harmonia pessoal, profissional e social. Você é um exemplo disso nas suas aulas de inglês e em todo tipo de estudo que se propõe a fazer. Por isso uma lista com algumas dessas admiráveis mulheres da ciência pode ajudar a ampliar seu repertório cultural e aguçar sua atenção e seu interesse para outras inventoras e pesquisadoras que trouxerem grandes benefícios para a humanidade, a exemplo das 50 listadas pelo site USA Today.
Imagine um mundo igualitário:
MULHERES CIENTISTAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES
Selecionamos algumas mulheres brilhantes na ciência e suas contribuições. Estes links estão em inglês e, desta maneira, você pode complementar suas aulas de inglês praticando mais leitura:
Ada Lovelace – Algoritmo de computador (1843)
Filha de Lord Byron, poeta britânico e uma das figuras mais influentes do romantismo, trabalhou com Charles Babbage, da Universidade de Londres, no “mecanismo analítico”. Buscava programar essa máquina com algoritmos matemáticos. Foi a primeira programadora de computador.
Ann Tsukamoto – Isolamento de células-tronco (1991)
Ao identificar e isolar células-tronco, ela e sua equipe proporcionaram uma descoberta fundamental para alguns dos principais avanços da medicina, como o os transplantes de medula óssea para tratar pacientes com leucemia.
Grace Murray Hopper – Software de computador (1944)
Programadora pioneira que ajudou a desenvolver várias linguagens de computador. Doutora em matemática por Yale, teve uma carreira bem-sucedida tanto no setor privado, quanto na Marinha americana.
Hedy Lamarr – Transmissão sem fio (1942)
Estrela de Hollywood, famosa por Sansão e Dalila (1949), a austríaca ainda achava tempo para criar soluções, como um sistema de controle de torpedos por “salto de frequência” de rádio, base tecnológica do Wi-Fi e o GPS.
Katherine Johnson – matemática da NASA (aprox. 1953)
Recém-falecida, viu o filme Estrelas além do tempo (2016) contar sua história como matemática da NASA, onde calculava a trajetória de voo de missões espaciais como Mercury e a Apollo 11, a que levou o homem à lua.
Maria Telkes – Casa com energia 100% solar (1947)
Tendência forte atual por meio de placas com células fotovoltaicas, a ideia de um sistema de captação e armazenamento térmico da energia solar já eram uma realidade na própria casa dessa pesquisadora húngara do MIT.
Marie Curie – teoria da radioatividade (aprox. 1903)
Provavelmente o nome mais conhecido aqui, a física polonesa apresentou técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta dos elementos, polônio e rádio. Foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel.
Marie Van Brittan Brown – Circuito de TV fechado (1969)
Hoje tão comum em sistemas de segurança, essa tecnologia é patente dela. A polícia demorava para responder chamados em sua vizinhança em Nova York. Os canais de TV só tinham transmissão aberta na época.
Rosalind Franklin – dupla hélice do DNA (1952)
A inglesa confirmou a teoria sobre a estrutura do DNA, registrada com uma foto em 1952. Falecida em 1958, não viu James Watson e Francis Crick ganharem o Nobel de Fisiologia em 1962, inspirados pela descoberta dela.
Shirley Ann Jackson – Telecommunications Research (aprox. 1973)
Doutora em física pelo MIT desde 1973, pesquisou partículas subatômicas fundamentais para a criação de tecnologias de telecomunicação, como o fax portátil, telefone de teclas, células fotovoltaicas, cabos de fibra ótica.
Ficam aqui as inspirações, pelo exemplo da ciência, para se reconhecer e valorizar o empenho de todas as mulheres nos seus mais variados campos de atuação.
Leia o blog em inglês desenvolvido pela languagePRO sobre a origem e a evolução dessa data :
#mulheres #diadasmulheres #ciência #pesquisa #tecnologia #invenções #inventoras #inglês #aulasdeinglês #women #womensday #science #reasearch #technology #inventions #inventors #english #englishclasses #languagepro
A languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral
Related Posts
setembro 16, 2024
Pronúncias do inglês desafiadoras para os brasileiros
agosto 21, 2024