Os benefícios da música aliados ao workout

Os benefícios da música

Você sabia que a música que ouve enquanto treina pode ser sua melhor aliada para alcançar melhores resultados no seu condicionamento físico?

Você já deve ter percebido que um tipo de ambiente que raramente é silencioso é o das academias de ginástica. Seja na musculação, no treino aeróbico ou no crossfit, a música é um elemento quase sempre presente em alto e bom som, mais raramente ainda com o intuito de relaxar e tranquilizar.  Esta ação  não é por acaso, afinal ela serve como um recurso importante para otimizar o engajamento dos praticantes e os resultados de seus treinos. Muita gente inclusive prefere levar sua própria seleção musical, e consequentemente aumenta ainda mais o benefício do exercício, pelo prazer e pela familiaridade do que se ouve.  Como se já não bastasse esse proveito das músicas de que se gosta para a saúde e a boa forma, ainda é possível usar esses momentos para treinar os ouvidos – talvez até a pronúncia – com o que você aprendeu nas suas aulas de inglês.

Em um curto vídeo desenvolvido pela CNN podemos constatar tal afirmação:

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Como melhorar o desempenho

O aumento do desempenho e da duração do seu treino vai depender de uma medida de aceleração rítmica que se mede por bpm, beats per minute ou batidas por minuto.

No ritmo da saúde, músicas mais aceleradas, que equivalem a uma média de 170 bpm, melhoram o humor e a disposição, reduzem a sensação de esforço, dor e fadiga durante a atividade física;  Portanto rendem maiores benefícios cardiovasculares que as frequências cardíacas mais baixas, proporcionadas por músicas mais tranquilas ou pela ausência de música. É o que aponta um novo estudo publicado pela revista Frontiers in Psychology, capitaneado por Luca Ardigò, pesquisador da Universidade de Verona, na Itália.

Ardigò conseguiu constatar que os efeitos da música acelerada foram mais positivos para exercícios de resistência, como corrida, ciclismo e natação, do que para exercícios de alta intensidade, como levantamento de peso, pular corda e treinamento intercalado. A preferência por ritmos acelerados é maior conforme a intensidade dos exercícios aumenta. Para você elaborar uma playlist de músicas para treino acelerado, existem várias ferramentas online que podem te ajudar. Uma delas é o Spotify, que permite saber o andamento da música com um clique. Mas você pode buscar aplicativos que disponibilizam listas específicas de músicas para exercícios de alta intensidade.

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As melhores músicas para treinar

A revista Time publicou um ranking com 50 canções das que considera as melhores para treinar, lista encabeçada por “Till I Collapse”, de Eminem, “Motivation”, de Normani, “Eye of the Tiger”, clássico oitentista do grupo Suvivor, “Con Altura”, de Rosalía and J Balvin feat. El Guincho, e “Don’t Start Now”, de Dua Lipa. Sejam novas ou antigas, elas podem coincidir com ou complementar suas próprias playlists para manter sua boa forma, conforme mostram os videoclipes aqui reunidos:

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Se quiser levar o que estudou nas suas aulas de inglês para sua playlist (ou praticar a partir dela), siga essas sugestões de como aproveitar para se aprimorar na língua enquanto cuida da sua saúde em um blog desenvolvido pela languagePRO:

 

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