O Cérebro pensante e o benefício de falar outros idiomas

O Cérebro Pensante

Investir na sua carreira e desenvolvimento profissional já são motivos suficientes para você querer falar um segundo idioma.

Mas você já parou para pensar sobre os benefícios que isso pode trazer ao seu cérebro?

O processo de aprendizado de uma língua é como levar o seu cérebro à academia e esse exercício traz vários benefícios! Vamos listar alguns deles:

Já ouviu falar nas suas funções executivas?

Uma parte do seu cérebro é responsável por resolver problemas, tomar decisões, pelo seu controle inibitório.

Quando a emoção sequestra o seu cérebro, essa função executiva te resgata: pare, pense e aja com consciência!  Inegalvemente isto é a sua flexibilidade cognitiva, que é a sua capacidade de se adaptar a diferentes circunstâncias que a vida nos impõe.

Estudos mostram que os cérebros bilíngues tendem a ter uma melhor função executiva, já que eles precisam alternar entre dois idiomas, suprimindo um enquanto usam o outro.

Além disso, sempre precisam encontrar soluções criativas para lidar com situações com a comunicação é desafiadora.

E a tão famosa massa cinzenta?

Como falar outras línguas mexe com nosso cérebro - BBC News Brasil

A massa cinzenta é a parte externa do nosso cérebro e tem uma coloração acinzentada, por isso leva esse nome.

É nela que se concentram os neurônios e as sinapses cerebrais. Essa área do cérebro está certamente associada às tarefas cognitivas e nossa capacidade de pensamento, julgamento, percepção e linguagem.

Estudos de imagens cerebrais mostram que o processo de aprender um idioma ajuda  com certeza a aumentar a construção dessa massa, levando consequentemente à mudanças estruturais positivas no cérebro.

A empatia
Exploring The Science of Empathy in Every Day Practice — Lisa Kay Solomon

A empatia é um fenômeno que envolve diversas regiões do cérebro, que nos ajudam a perceber e interpretar as emoções alheias, a nos colocar no lugar do outro e a regular a nossa emoção.

Saber uma outra língua ajuda por exemplo aumentar a sua compreensão sobre o mundo, as diferentes culturas e perspectivas, levando a uma maior empatia e compreensão intercultural.

A inteligência intercultural, fruto da globalização, é fundamental para expandir os horizontes do seu negócio e carreira.

Afastar a demência!

E não menos importante, aprender um idioma retarda o declínio cognitivo a que todos estamos sujeitos com o envelhecimento.

Sabemos que nossas experiências modificam as sinapses (as conexões entre os neurônios) e essas alterações, que são permanentes, são as responsáveis pela memória.

Várias pesquisas indicam que o cérebro bilíngue é mais resiliente e mantém as funções cognitivas por mais tempo, ajudando portanto  a evitar o aparecimento de doenças como o Alzheimer e a demência.

Maior atenção!

641 Pay attention Stock Illustrations | Depositphotos

A atenção é uma função cerebral muito importante para executarmos nossas tarefas do dia a dia.

Com efeito, temos a capacidade de selecionar, alternar ou dividir a nossa atenção entre diferentes estímulos.

Como as pessoas bilíngues estão constantemente alternando entre duas línguas, elas desenvolvem maior habilidade de concentração e aumentam consequentemente a sua capacidade de multitarefa.

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral.

 

 

 

 

 

 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?