Quando você go the extra mile (vai uma milha a mais)!

Você já ouviu a expressão “go the extra mile”?

Ela tem origem na Bíblia, especificamente no livro de Matheus, Capítulo 5, versículo 41:
And if anyone forces you to go one mile, go with them two miles.” – “E, se alguém te obrigar a andar uma milha, vá com ele duas.” Nesse contexto, Jesus estava ensinando seus apóstolos a excederem as expectativas, mesmo em situações muito desafiadoras.

Hoje em dia, usamos essa expressão no sentido de fazer um esforço a mais e ir além do que é exigido ou esperado em qualquer situação, conquista pessoal e profissional.

 

Pensando em aprendizagem de idiomas, “go the extra mile” é quando o aluno assume o papel de protagonista do seu aprendizado, vai além do que o professor solicita, estuda e implementa estratégias que o ajudam a avançar mais rapidamente.

Se esse é o seu momento e você precisa aprender de forma eficiente para lidar com as demandas que já estão na sua porta, vamos deixar algumas dicas aqui:

1) Procure imergir no idioma: não adianta só ter contato com a língua na aula! Procure por todas as formas que possa se cercar do idioma: ajuste as configurações do seu celular, assista programas e filmes, ouça músicas, leia livros e artigos do seu interesse.

2) Consistência/ Regularidade = Sucesso! Adote uma rotina consistente com o seu objetivo, com práticas diárias. Organize suas ferramentas de aula, de trabalho, de diversão – tudo pode ser transformado em oportunidades para aprender.

3) Para manter consistência, é preciso ter um objetivo. Defina metas a curto prazo, por exemplo semanais: como aprender um certo número de palavras, estudar uma música nova, ler uma notícia ou engajar em uma conversa com alguém.
Defina também metas a longo prazo, como conseguir ler um livro inteiro no idioma que está estudando, atingir um nível específico ou tirar uma certificação.

4) Expanda os seus recursos: procure ir além do seu material de curso, exponha-se ao máximo à linguagem autêntica.

5) Pratique a fala: mesmo que seja com você mesmo, falando em voz alta. Se possível, grave-se e ouça a si mesmo, para identificar pontos que podem ser melhorados.

6) Explore diferentes aspectos da Cultura do país onde o idioma é falado: entender a origem das expressões nos ajuda a memoriza-las e a compreender o seu uso em contextos apropriados.

7) Participe de fóruns do idioma, engaje em comunidades do seu interesse com falantes nativos.

8) Seja paciente e persistente: reconheça os seus erros como oportunidades de crescimento e mantenha a sua motivação.

Se você abraçar essas oportunidades e “go the extra mile”, você vai acelerar o seu aprendizado e colher resultados muito além do que imaginava!
O sucesso não é um destino, mas sim uma viagem!

Convido você a ler mais esses dois artigos:  uma lista de filmes sobre superação, que nos inspiram a “Go the Extra mile” e sobre a importância de Lifelong learning, a importância de se estudar a vida toda.

 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?