Qual a melhor idade para se aprender um novo idioma?

Existe uma idade melhor para se aprender um novo idioma?

Estamos acostumados a ouvir coisas como “você só vai ser fluente se aprender o idioma na infância” ou “o cérebro do adulto não está mais apto a adquirir uma nova língua com naturalidade.”

Na verdade, temos a capacidade de aprender durante toda a vida e não há uma idade “melhor” para se aprender um idioma, isso vai variar de pessoa para pessoa.

Mas existem sim algumas considerações que podemos fazer a respeito:

Até os 7 anos de idade, nosso cérebro está mais aberto para absorver idiomas de forma natural e com menos esforço consciente, devido à sua alta plasticidade, que é a capacidade de formar novas conexões neurais e se adaptar e responder a estímulos externos. Esse período, que chamamos de “janela de crítica” é bastante propício para a aquisição de linguagem. Além disso, as crianças têm uma escuta mais sensível e são capazes de absorver os sons nativos com maior facilidade.

A medida em que ficamos mais velhos, vamos perdendo essa capacidade de aprender por escuta ativa e a plasticidade cerebral diminui gradativamente. Porém, ela nunca deixa de existir e não perdemos a nossa capacidade de aprender, mas será necessário mais esforço consciente e sistemático e mais tempo.

As crianças, devido à sua imaturidade, têm mais dificuldade de aprender uma língua de forma tradicional, estudar regras e integrar a gramática e leitura com a escuta ativa.
Os adultos, por sua vez, têm maior capacidade de concentração e foco e uma motivação direta, muitas vezes profissional, para aprender. A vantagem de ter uma capacidade cognitiva mais desenvolvida, conhecimento do mundo e sobre si mesmo, facilita a aplicação de estratégias de aprendizagem mais avançadas, resolução de problemas e associações com idiomas já conhecidos.

Resumindo, enquanto as crianças possuem algumas vantagens biológicas para aprender de forma mais intuitiva, nós adultos podemos compensar com mais disciplina, motivação e estratégias de aprendizagem conscientes. Em caminhos diferentes, todos podemos alcançar a fluência desejada!

Falando em aprender, convido você a ler e refletir sobre Aprendizado na vida adulta e Co-desenvolvimento, nesses dois Posts da languagePRO.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?