Soft ou Hard Skills – em quais você deve focar?

Soft e hard skillsSoft ou Hard Skills – em quais você deve focar?

Os termos em inglês estão cada vez mais presentes na nossa realidade de trabalho: agile, branding, performance review, SWOT, KPIs, market share…. todos incorporados nas comunicações de negócios das empresas globais.

Entre eles, hoje queremos destacar os termos soft skills e hard skills e o conceito por trás dessas terminologias.

Acredita-se que a origem dessas expressões remonta ao durante e após a Segunda Guerra Mundial, quando se identificou a necessidade de treinamento especializado em áreas como engenharia, comunicações e logística e, com isso, consolidou-se o conceito “habilidades técnicas exigidas para uma função”, disseminado nas áreas civil e militar.

 

Imagem freepik

A palavra HARD pode ser interpretada como algo rígido, concreto e, neste caso, mensurável. Sendo assim, são as habilidades inatas, as que desenvolvemos ao longo da vida através da aprendizagem formal, participando de cursos, workshops, treinamentos.  São habilidades técnicas, analíticas e linguísticas, como por exemplo: a sua proficiência em inglês; conhecimento de informática e programação, operação de uma determinada máquina, gestão de projetos ou pessoas.

O contrário de hard é SOFT. A palavra soft pode ser traduzia por macio, suave. As soft skills são as habilidades comportamentais de um indivíduo, o que hoje entendemos por inteligência emocional. Podemos citar aqui a habilidade de se relacionar com os outros, flexibilidade, resiliência, motivação, liderança, gestão do tempo, trabalho em equipe, etc.

Ambas as habilidades soft e hard skills são fundamentais para as organizações, seja para o domínio das ferramentas de trabalho como na liderança e gestão das equipes.

E o que pesa mais na busca por um emprego?

Por serem mensuráveis, as hard skills são as que ganham mais visibilidade no currículo: mencionar sua formação educacional, conhecimento técnico e um certificado de proficiência em inglês, por exemplo, podem fazer seu currículo se destacar em um processo seletivo.

Talvez devido ao aumento do trabalho remoto pós pandemia, as soft skills se tornaram ainda mais importantes em todos os níveis. É possível destaca-las no seu currículo, mas as entrevistas são uma grande oportunidade para mostrar suas habilidades de comunicação, cooperação, proatividade, criatividade e organização.

Segundo o relatório mais recente do Fórum Econômico Mundial, as habilidades mais valorizadas do momento, que moldam o perfil do profissional do século XXI, são:  o pensamento analítico, pensamento criativo, resiliência, flexibilidade e agilidade.

Ainda, em uma pesquisa conduzida pela consultoria McKinsey, constatou-se que a quantidade de empresas que  abordam pautas como empatia e habilidades interpessoais praticamente dobrou em 2020.

A aprendizagem contínua é um reflexo da nossa capacidade de nos adaptar, solucionar problemas e inovar e isso vem da nossa curiosidade e desejo de entender o mundo. E neste mundo de transformações, é fundamental que a gente continue motivado a aprender para se adaptar aos desafios do futuro.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje pela sua carreira!

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