Porque você deve saber o seu nível de proficiência

Você já pensou sobre os benefícios agregados de conhecer o seu real nível de proficiência em um idioma estrangeiro?

Vamos citar alguns:

Para estudar: Se você pretende cursar um programa no exterior, é necessário comprovar o nível de proficiência mínimo exigido para acompanhar as aulas,

Empregabilidade: Saber o seu nível pode ajudar a melhorar o seu currículo e abrir oportunidades de emprego em um mercado globalizado,

Viagens e Imigração: O visto de trabalho para alguns países exige comprovação da proficiência no idioma,  através de exames internacionais,

Comunicação Efetiva: Entender o seu nível ajuda a identificar os pontos que você pode precisa melhorar, para atingir uma comunicação mais eficaz em situações sociais e profissionais, 

Desenvolvimento Pessoal: Aprender e melhorar suas habilidades em inglês pode aumentar a confiança, expandir o acesso à informação e cultura global, trazendo mais satisfação pessoal,

Preparação e Metas: Estudar para um exame de proficiência pode motivar você a se dedicar mais ao aprendizado do idioma. Os exames fornecem metas concretas e um cronograma para se preparar, o que pode ser útil visando a um progresso contínuo, 

Bolsas de Estudo e Programas de Intercâmbio: Muitas bolsas de estudo e programas de intercâmbio exigem uma prova de proficiência. Ter uma boa pontuação pode abrir portas para oportunidades de estudo no exterior e experiências internacionais.

Como você pode determinar o seu nível de proficiência de forma assertiva?

Através de um exame de proficiência que meça sua habilidade de comunicação e nível de destreza em uma língua estrangeira.  São testes padronizados que avaliam diferentes habilidades linguísticas em compreensão oral e de leitura e expressão oral e escrita. 

É comum surgirem algumas dúvidas em relação à natureza desses exames:

O exame de proficiência é muito difícil? Preciso ser fluente no idioma?

É importante ressaltar que um exame de proficiência não aprova e nem reprova. Ele classifica, dentro da mesma métrica, o conhecimento que o candidato tem do idioma. Praticamente todos os exames usam ou convergem para os níveis da escala internacional de proficiência do Common European Framework of Reference for languages. Portanto, sendo você um A2 ou um C1, o exame vai constatar o seu nível real de proficiência.

Preciso dominar mais o inglês americano ou britânico, dependendo do teste que vou fazer?

Não é bem assim. Os exames avaliam o seu entendimento do idioma e se você sabe se comunicar com clareza, seu domínio de vocabulário e de estruturas gramaticais. Não é necessário saber as particularidades do idioma em cada região.

Eu preciso me preparar para fazer um exame de proficiência?

Como já dito, você não será aprovado ou reprovado. O exame vai constatar o conhecimento do idioma que você acumulou até o momento. E a construção do conhecimento de uma língua se dá gradativamente, através de estudo regular e exposição constante. Os cursos preparatórios não tem como objetivo fazer o aluno progredir de um nível para outro em pouco tempo de estudo, mas sim treinar para a estrutura e características do teste, o que pode ser muito útil para o candidato.

Existe um exame específico para cada objetivo?

Todos os exames medem e constatam a sua proficiência. Se o seu objetivo é ter uma aferição para autoconhecimento ou constar no seu currículo, você pode escolher o exame mais conveniente para você.
Se o objetivo for frequentar um curso ou faculdade no exterior ou tirar um visto de trabalho, é preciso verificar quais exames são aceitos pelo órgão ou instituição.

Qual a diferença entre os exames disponíveis no mercado?

Há muitos exames internacionais disponíveis no mercado, como o TOEFL ou o IELTS que avaliam a proficiência em inglês, disponibilizados em datas específicas por centros aplicadores.

Porém, se você não precisa comprovar proficiência através de um exame internacional, mas quer entender o seu nível de proficiência com foco na sua melhoria pessoal e profissional, pode contar com consultorias especializadas que oferecem exames com métricas confiáveis e relatórios detalhados.

A languagePRO oferece um minucioso processo de avaliação, que engloba um teste seguido por uma sessão de devolutiva com relatório de feedback e uma sessão de coaching especializado, para ajudar o aluno a traçar metas de desenvolvimento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?