Descubra como a música pode potencializar seu aprendizado de idiomas!
É possível aprender idiomas com músicas?
Sabe aquela sensação gostosa de bem-estar que sentimos quando ouvimos as músicas que gostamos?
A música faz parte da nossa cultura e comunicação social e pode provocar fortes emoções na gente, evocando muitas vezes eventos importantes da nossa vida.
Sabemos também que ouvir música pode ajudar a aliviar o estresse quando estamos fazendo tarefas que exigem muito esforço cognitivo, nos ajudando a manter o foco e atenção.
Ao ouvir música, temos a liberação da dopamina, o neurotransmissor responsável pelo prazer. Por isso, a música influencia nos nossos sentimentos e ativa as áreas do cérebro que processam a emoção e, consequentemente, influenciam na nossa memória!
Por isso, aprender e praticar inglês ou outro idioma que esteja estudando através de músicas é uma estratégia muito eficaz e motivadora, porque:
- você se expõe a uma linguagem autêntica e coloquial,
- os padrões sonoros e os refrões que se repetem ajudam a memorizar vocabulários e construções gramaticais,
- é um excelente treino de pronúncia e entonação! Ao cantar, você está imitando o padrão do nativo no idioma,
- Melhora da sua habilidade auditiva, a medida em que se expõe a diferentes sotaques,
- A variedade dos estilos musicais aumenta as chances de você aumentar o seu repertório de vocabulário e expressões idiomáticas,
- você aprende “Chunks de linguagem”, que são combinações de palavras que juntas tem um significado especial, e isso ajuda você a entender alguns insights culturais do idioma.
- Sem contar a facilidade que temos hoje em dia com as plataformas e aplicativos, que auxiliam muito na aprendizagem autodirigida!
Conheça um APP muito útil para treinar suas músicas preferidas!
Mas, como tudo na vida, é necessário implementar algumas estratégias para se ter um resultado eficiente!
- Escolha as músicas certas para você que, além de lhe agradarem, são compatíveis com o seu nível de entendimento e vá progredindo a medida em que o seu entendimento aumenta,
- Leia a letra e procure entende-la, pesquise e anote os significados das palavras e expressões que não conhece e revise-os depois,
- Escute ativamente, preste atenção na pronúncia das palavras. Procure identificar estruturas gramaticais e expressões idiomáticas, que vão te ajudar a usar a linguagem de forma mais natural,
- Se tiver interesse em ir além, pesquise sobre a banda/ cantor: entender o contexto cultural ajuda a entender melhor o significado da música,
- Cante junto! Isso vai ajudar você a praticar sua pronúncia e a internalizar novas palavras e estruturas gramaticais!
Sabemos como a repetição promove a retenção a longo prazo. Então, que tal escolher uma música por semana para estudar e cantar várias vezes enquanto você se desloca, faz seu treino na academia ou está preparando a sua refeição?
Para se aprofundar no tema, convido você a ler sobre como você constrói o seu vocabulário e mais sobre como praticar com música e poesias, nesses dois Posts da languagePRO.
Related Posts
agosto 21, 2024
Soft ou Hard Skills – em quais você deve focar?
agosto 5, 2024