Undertourism rural: os destinos alternativos do verão inglês  

Destinos alternativos do verão inglês

 A busca por novos ares, combinada à fuga das aglomerações e o receio de novas restrições de circulação, levou os britânicos para férias no campo

O verão europeu já está próximo do fim e ele deixa uma marca que pode se repetir como tendência em outros países, um bom tema de discussão para suas aulas de inglês. De antemão, com a busca por um lugar ao sol, mas a consciência dos riscos de aglomerações numa pandemia prolongada, a praia tem sido preterida em favor do campo. De fato, esta realidade se aplica aos ingleses mais cautelosos. Isso gerou um curioso boom do turismo rural.

Desse modo, locais como Worcestershire, Cambridgeshire e Staffordshire tiveram uma disparada na demanda. Na verdade, quando normalmente grande parte desses turistas se deslocaria para os tradicionais balneários de Devon e Cornwall ou deixaria o país para se bronzear em regiões costeiras como a portuguesa Algarve e a espanhola Costa del Sol.  Além disso, começam a vigorar as restrições de circulação decorridas do Brexit, para nem falar das impostas pelas autoridades de saúde.

brown house

Undertourism

A esta altura, você deve estar se perguntando: mas, afinal, o que é undertourism? Não tem mistério. Trata-se do turismo em lugares menos frequentados com a vantagem de se evitar filas e até preços exorbitantes em função da alta demanda. Destinos mais visitados, pelo contrário, representam o chamado overtourism. Você chega a considerar esse critério quando planeja suas férias?

No meio da ilha

De qualquer modo, em Staffordshire, localizada a cerca de 160 quilômetros do litoral, bem no centro do mapa da Inglaterra, houve um aumento de quase 300% em relação a 2019. Worcestershire e Cambridgeshire mais do que dobraram em número de reservas. Devon e Cornwall.  No entanto, mantiveram o patamar em torno de 10 milhões de turistas ao ano, com fluxo normal no verão.

Em geral, quem opta pelos destinos rurais levou o confinamento mais a sério e prefere se deslocar por cerca de uma hora e passar um ou dois pernoites apenas, em feriados nacionais, não férias. Esses casos representam 82% das reservas do site de  AirBnB até aqui em 2021. Ao mesmo tempo, os destinos rurais são quase metade das escolhas, ao passo que há dois anos eram menos de 1/4.

Sem ondas

Depois de anos de lugares exóticos, a lista de reservas mais disputada agora é uma fazenda em Winchester (£ 200 por noite). Ainda que as cidades mais pesquisadas no site campsites.co.uk neste verão ainda sejam litorâneas, neste verão nenhuma das mais buscadas do aplicativo de hospedagem AirBnB fica na popular costa sudoeste, É o caso dos resorts em Seaburn, Ingoldmells, Sandilands, Sandgate e Walton-on-the-Naze.

Entretanto, enquanto no litoral o excesso de visitantes tem gerado problemas de manutenção da infra-estrutura, em Staffordshire, o aumento de quase 300% nas reservas para acampamentos é celebrado. O local conta com atrações como as colinas de Cannock Chase e Peak District, além dos parques temáticos Alton Towers e Drayton Manor.

Listas online

O canal MojoTravel do YouTube até listou dez destinos para quem quer fugir das aglomerações até a pandemia se encerrar de vez – e talvez até mesmo depois.  A lista é composta por Georgia (o país, não o estado americano), Congo, Eslovênia, Ilhas Andamã, Pictured Rocks National Lakeshore (EUA), Naxos (Grécia), Ladaque (Índia), Mongólia, Trentino-Alto Ádige (Itália) e Papua-Nova Guiné. Bem exótica a lista, não? Entenda os motivos:

Porém, se você quer mesmo colocar em prática tudo que você aprendeu nas suas aulas de inglês direto na fonte, a Inglaterra tem bem mais a oferecer que os seus mais populares destinos. Nesse caso considere também Chester, Brighton, Lake District, Cambridge, Jurassic Coast, Oxford, Stonehenge

 

Do mesmo modo, vale ainda comparar esses destinos aos que prometiam ser os centros de atração em janeiro de 2020, até que as prioridades do mundo mudaram. Talvez você já conheça alguns deles, talvez se interesse em visitar algumas dessas indicações.

Em breve pode chegar a oportunidade de você enfim ir conhecê-las.

#undertourism #turismo #destinos #alternativos #verão #Europa #Inglaterra #campo #praias #pandemia #aulasdeinglês #tourism #destinations #alternative #summer #Europe #England #contryside #beaches #pandemic #englishclasses #languagepro

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e
profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?