Um por todos, todos por um. Concordância verbal de número

Um por todos, todos por um

Diferente da flexão de gênero, a concordância verbal de número no inglês pode ser mais desafiadora quando envolve substantivos coletivos

A princípio,  acreditamos que você também deve ter suas dificuldades com as concordâncias verbais no português, então este post não deve soar como algo tão estranho.

Em primeiro lugar, quando se constrói orações compostas, é comum que surja a dúvida se a flexão do verbo deve ser no singular ou plural. Pois bem, talvez você já tenha percebido em algum ponto das suas aulas de inglês que não é só no português que isso acontece. Como exemplo, um caso bem particular é o dos substantivos coletivos em inglês.

Como fazer a concordância de substantivos coletivos?

Esse tipo de substantivo é formado quando se identifica um grupo coeso de pessoas ou coisas, como, por exemplo, “família”, “classe”, “polícia”, “conselho”, “matilha”, “bando”, “buquê” ou até mesmo “par”. A razão para dúvida é que os substantivos coletivos costumam vir acompanhados de um  verbo no singular, flexão associada à noção de grupo. No entanto, há situações em que os nativos da língua inglesa se referem a eles com algum verbo no plural. Você já deve ter notado isso em leituras, filmes ou TV.

Merriam-Webster's Learner's Dictionary

Ponto de partida

Substantivos coletivos representam mais de um componente em um grupo. Um cantor apenas não é capaz de formar um coro – a não ser que alcance todos tipos de voz e tons e se grave cantando, algo tão raro. do mesmo modo,  uma única flor não serve para ser chamada de buquê. Por outro lado, ainda que o substantivo coletivo sempre dependa da pluralidade para existir, o conceito de grupo comporta a noção de unidade, de singularidade, tanto que se pode reconhecer os mais diversos tipos e quantidades de grupos.

Ao mesmo tempo, existem algumas padronizações, como é possível que você já tenha estudado nas suas aulas de inglês. De qualquer forma, não se preocupe. Não chega a ser um mistério quando usar o singular. Basta que os membros do grupo estejam agindo da mesma maneira, portanto, coesos e formando uma unidade de ação. Veja só esses exemplos:

The family travels to the beach every summer.

A família viaja para a praia todo verão.

The couple was born in Boston.

O casal nasceu em Boston.

The herd eats early in the morning.

O rebanho se alimenta logo cedo.

The jury finds the defendant guilty.

O júri considera o réu culpado.

The choir is performing tonight.

O coral vai se apresentar hoje à noite.

The committee has unanimously chosen a new leader.

O comitê escolheu um novo líder em unanimidade.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação adquire o Software Grammarly para revisões de artigos em inglês - UniCesumar

Pontos de dispersão

Já quando os componentes do grupo decidem atuar individualmente, use os verbos no plural. A mesma ideia pode ser expressa no singular se a palavra each (cada) separar os elementos do grupo. Da mesma maneira, a concordância verbal pode ficar claramente no plural se você se referir aos membros do grupo tratados em sua diversidade.

The family are preparing four different dishes at the same time.

A família está preparando quatro pratos diferentes ao mesmo tempo.

The couple have chosen their desserts, chocolate mousse and apple pie.

O casal escolheu suas sobremesas, mousse de chocolate e torta de maçã.

The herd have many different sizes and colors.

O rebanho tem diversos tamanhos e cores.

The jury have presented their decisions.

O júri apresentou suas decisões.

The choir reached several pitches during the chorus.

O coral alcançou vários tons durante o refrão.

The committee are presenting their votes for the new tax proposal.

O comitê está apresentando seus votos para a nova proposta tributária.

Como fica com o verbo no Pretérito simples

Uma percepção interessante sobre essa dúvida relacionada à flexão de desinência de número é que ela não ocorre com os verbos no Simple Past, o pretérito perfeito em inglês, já que todos os pronomes se combinam às mesmas formas do verbo (exceto no verbo To Be). O mesmo vale para o Future Will. Para além disso, quando houver alguma situação de ambiguidade, americanos tendem a preferir o singular e britânicos o plural.

Há, no entanto, concordâncias que, embora não sejam de substantivos coletivos, sempre são tratados no singular – caso dos pronomes indefinidos everyone, everybody, no one e nobody –, ou no plural, como quando se fala da polícia. Pode-se, neste último caso, também se referir a police force no singular.

Everybody needs somebody to love.

Todo mundo precisa de alguém para amar.

Nobody cares.

Ninguém se importa.

Police are investigating the crimes that happened during the flood.

A polícia está investigando os crimes ocorridos durante a enchente.

Chamada oral

A exemplo do português, memorizar substantivos coletivos em inglês pode ser um bom desafio de memória, digno das mais temíveis chamadas orais na escola. Porém, a internet segue sendo uma aliada na hora de se buscar ou conferir a palavra certa. Quer uma lista bem completa de coletivos? Confira aqui:

Por fim, outro tipo de concordância que mistura a conduta usual de flexão de singular e plural no inglês é o singular they. Você já ouviu falar dele? Vale se inteirar, caso você não conheça:

 

Bons estudos!

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e
profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

 #vocabulário #concordânciaverbal #número #singular #plural #substantivoscoletivos #aulasdeinglês #vocabulary #subjectverbagreement #number #collectivenouns #englishclasses #languagepro

 

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?