Tracey Ullman e a arte de personificar celebridades

Conhece a comediante inglesa Tracey Ullman?

Pois ela consegue a proeza de unir sutilezas de quem ela representa a situações mais improváveis que ela mesma cria.

Antes de tudo, que fique claro que comediantes que personificam celebridades vivas ou históricas seguem uma longa tradição do humor. Entretanto, o que difere uma caracterização dramática de uma cômica é a precisão da primeira e o exagero adicional da segunda, seja de ideias expressas no texto, expressões faciais, gestos ou modo de falar. Algo como desenho realista e caricatura. Neste sentido, a comediante britânica Tracey Ullman se supera. Você já assistiu aos sketches dela no Tracey Ullman’s Show?

Para começar, na hora de buscar inspiração, Ullman não escolhe caminhos fáceis e previsíveis. Por exemplo, depois de anos interpretando personagens fictícias inspiradas em pessoas anônimas que conheceu ao longo de sua vida, ao escolher mais recentemente figuras públicas como Angela Merkel, Judi Dench ou Camilla Parker-Bowles, entre outras, ela capta com precisão vários dos gestos, trejeitos e tiques de expressão que nós podemos reconhecer. Porém, a atriz adiciona aos enredos situações não só exageradas, como absurdas, sem qualquer conexão com a realidade – ao menos não a realidade conhecida.

Irreconhecível

Além disso, sua maquiagem profissional pesada consegue verdadeiros milagres, ao deixar Ullman realmente muito parecida com as personalidades que ela interpreta, quase sempre mulheres. Sua habilidade com sotaques também faz de seus sketches um mostruário sofisticado de pronúncias e entonações. Portanto, esse é um jeito bem divertido de complementar o que você aprende nas suas aulas de inglês, especialmente nos exercícios de listening.

Nesse sentido, talvez a mais realista das suas caracterizações de celebridades seja a da chanceler alemã Angela Merkel. Na criação da comediante, Merkel é uma líder impaciente com seus colegas estrangeiros, sempre auxiliada por uma assessora que a corrige de seus excessos e distrações. Essa é uma caracterização que desperta mais simpatia por Merkel que a que Ullman fazia da ex-primeira ministra britânica Theresa May.

National Treasure

De qualquer forma, a comédia de Ullman não se restringe a universo político. A premiada atriz britânica Judi Dench, por exemplo, é recriada como uma pessoa tão deslumbrada com honrarias que recebeu, como o título de Dame e National Treasure (tesouro nacional), que ela resolve colocar à prova os limites de sua reputação.

Para tanto, em sua versão ficcional, a premiada atriz pratica travessuras, pequenos delitos, descarte de lixo de mão em locais proibidos, cleptomania e até vandalismo. Para ajudar, Ullman criou sua versão da também veterana atriz Maggie Smith como uma rival de Dench, também interpretada por ela.

Realeza

Por sua vez, a esposa do Príncipe Charles, Camilla Parker-Bowles, é retratada como uma mulher impaciente e rústica, com uma propensão para resolver logo situações imprevistas com um tiro de sua espingarda de caça, seja um alarme de carro que dispara enquanto ela fala ao celular ou mesmo um cachorro ferido por ter sido atropelado.

Apesar de terem sido produzidos de 2016 a 2018 para a TV, os sketches do Tracey Ullman’s Show têm aproveitado sua vida extra nos canais de vídeo como YouTube, além da continuidade da atuação das personalidades que o programa destacou, o que naturalmente ajuda a despertar o interesse por seus sketches.

Longa carreira

Embora a comediante já fosse conhecida no Reino Unido desde os anos 1980 por esse formato de comédia, ela continua sendo a mais famosa de seu país, em geral lembrado pelos comediantes homens, como Charles Chaplin, a trupe Monty Python e Rowan Atkinson, o Mister Bean. De todo modo, Ullman tem um senso bem mais aguçados que estes para satirizar as tradições de seu próprio país e faz sucesso com isso nos Estados Unidos.

Definitivamente, humor é um dos caminhos mais prazerosos para você praticar aquilo que aprende nas suas aulas de inglês e Tracey Ullman faz um dos trabalhos mais inusitados desse gênero. Entender por que rimos e quais são os benefícios de uma boa risada pode ser um incentivo adicional para você descobrir o humor de Ullman:

Em tempos em que alívio cômico é um ótimo melhor remédio, estudar rindo pode ser a mais eficiente e leve medida para o seu aprendizado.

Bons estudos e boa diversão!

#traceyullman #humour #comedy #celebrities #unitedkingdom #UK #england #humor #comédia #TV #celebridades #reinounido #inglaterra #aulasdeinglês #languagepro

 

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?