Safe and sound, fit and fun: fique em forma, em segurança

Como manter a saúde e a forma com criatividade para um verão de exceção?

E  ainda exercitar seu inglês

Antes de mais nada, com o verão chegando, é tempo de correr para as academias de ginástica.  Mesmo sendo consideradas entre os cinco mais arriscados tipos de ambiente para se frequentar durante a pandemia de coronavírus.

No entanto,  mesmo com várias delas já reabertas, muitos clientes têm preferido fazer da sua própria casa seu local de treino para se manterem fisicamente ativos na quarentena.

Criatividade é fundamental para o bom resultado

De fato, uma diferença em que essa mudança implica é que é preciso exercitar também a criatividade com uma rotina de exercícios possíveis diante das restrições. Aproveitar essa oportunidade para praticar e expandir o que você aprende nas suas aulas de inglês pode fazer parte dessa nova estratégia.

Segundo a American Heart Association, adultos devem praticar ao menos 150 minutos por semana de exercícios aeróbicos moderados ou 75 minutos intensos. Com a quarentena, cresceu a demanda por aulas online, grupos de treino, aplicativos de fitness.

Unir o útil ao estudo de inglês

Na verdade, se puder, busque opções estrangeiras e complemente a habilidade que você desenvolve nas aulas de inglês. Ou você já domina o vocabulário de todos os tipos de exercício? Sejam treinos aeróbicos, treinos de força, ioga ou Pilates, é recomendável que você programe suas atividades, conciliando com horário de trabalho e refeições, o que recupera um pouco do senso de controle perdido com o confinamento.

Quer uma boa aula em tempo real? Que tal duas? Clique nestes links:

Pratique com reading:

Ou pratique com listening:

Opções mais agradáveis de se exercitar 

Da mesma forma, outra maneira de manter a saúde física nestes tempos de restrições é ao ar livre, melhor que em ambientes fechados, o que fica mais convidativo no verão que se aproxima. Nesse caso, é importante escolher áreas vazias – e, ainda assim, seguras – que permitam a prática de atividades físicas mantendo-se o distanciamento.

De acordo com o National Center for Immunization and Respiratory Diseases (NCIRD), Division of Viral Diseases do U.S. Department of Health & Human Services, departamento de doenças virais do governo americano, para se prevenir a propagação do COVID-19 você precisa manter uma distância mínima de cerca de dois metros das outras pessoas em público. É incômodo, mas é possível. Sua saúde merece.

Cuidado no compartilhamento de aparelhos 

Em caso de uso de aparelhos de ginástica ou superfícies compartilhados, como os de praças e parques, a posterior lavagem das mãos, por pelo menos 20 segundos é de grande importância. Caso isso não seja possível, você já sabe: o álcool gel deve estar à mão.

Nem deveria ser preciso lembrar de usar uma máscara de tecido sobre a boca e – ainda é necessário frisar para alguns – o nariz. Especialmente quando estiver perto de outras pessoas.

Faça o teste da eficácia de sua máscara

Sob o mesmo ponto de vista de proteção, para testar o grau de proteção de sua máscara, tente apagar uma vela acesa com sopro. Se não conseguir, não precisa reforçar o treino aeróbico: a eficiência dela é mesmo boa! E lembre-se que usar máscara não evita a necessidade de distanciamento físico.

Entre os esportes, tênis e golfe propiciam um distanciamento maior para se seguir as precauções certas. Quem gosta de nadar também deve zelar pela distância de outros e preferir piscinas abertas ou águas de fontes naturais, já que até aqui não se encontrou comprovação relevante de risco de transmissão do coronavírus pela água.

Correr de máscara te incomoda? Busque caminhar em locais ao ar livre de pouco movimento, de preferência perto da natureza. Companhia próxima só de quem morar com você. Mas lembre-se que banheiros públicos podem estar fechados.

American Heart Association

Benefícios do exercício físico

Os benefícios de um bom treino para sua saúde são a redução de riscos como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, bem como de peso, ansiedade, estresse e depressão.

Igualmente a  sociabilidade também ganha com nova conexões sociais, para compensar em parte o que o distanciamento físico que o COVID-19 traz. Caso você tenha filhos, é uma boa hora de todos se afastarem dos equipamentos eletrônicos e interagir de maneira saudável. Crianças até cinco anos devem ter atividades físicas diárias, as de 6 a 17 anos pelo menos um hora por dia, de intensidade moderada a alta.

Até numa perspectiva profissional dos educadores físicos, conseguir se destacar em meio a tantas ofertas de treino online é um grande desafio, até porque há indícios de que a tendência de aulas remotas deve ir além do fim da quarentena.

E não se esqueça de escolher a trilha sonora mais adequada para cada atividade, dentro dos seus parâmetros de gosto. Leia blog desenvolvido pela languagePRO:

 

Bom treino! Que o sol do verão compense seus esforços!

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