Quando mães são sócias nos negócios

Visão histórica da constituição de uma empresa

Não é tão raro ver empresas criadas por homens tendo filhos e filhas em cargos de confiança, certo? Ã princípio, você deve conhecer alguma.  Uma estratégia bem conhecida é que os herdeiros sigam com os negócios da família,  pois costuma ser interessante tanto para pais quanto para filhos.

Entretanto, casos em que a empresa já é fundada em conjunto por pais e filhos configuram exceção. E mesmo com cada vez mais mulheres em cargos corporativos, inclusive em grandes multinacionais, e com cada vez mais mulheres abrindo suas próprias empresas, trata-se de um caso ainda mais raro o de empreendedoras que investem num negócio na companhia de seus filhos – como sócios.

Mulheres mães e empreendedoras 

Na lista do site Business News Daily, que você pode levar como referência para suas aulas de inglês, há casos de mulheres que estruturaram empresas em diversas indústria  com seus filhos. Confira:

Business News Daily – Peter Manning NYC

Kathy Moça e sua filha Emilie Whitaker criaram a Beija-Flor Jeans inspiradas pelos designs de jeans brasileiros.  De antemão, Emilie considera um desafio estabelecer e manter limites entre o pessoal e o profissional e sabe da importância da paciência e da gentileza mútuas na rotina do empreendedorismo, pois avalia que às vezes é fácil tratar quem amamos com menos cuidado. Já Kathy aconselha que se compartilhe o trabalho nesse formato de administração. “Desde o início, tínhamos uma divisão de papéis e responsabilidades, com o entendimento de que às vezes precisamos cobrir uma à outra”, lembra a mãe.

Na Creighton’s Chocolaterie, marca de doces artesanais, a direção fica a cargo de Andrea Huntington e sua filha Lucy Elliott. Acima de tudo, Lucy valoriza poder passar mais tempo com a mãe. “Tentar ser diplomática quando há algo com que você não concorda pode ser um verdadeiro desafio nos negócios da família”, Do mesmo modo, Lucy avalia, especialmente quando uma das duas cometeu um erro no âmbito profissional. Ela acredita que os papéis de cada uma na empresa devem atender às suas habilidades e aconselha reservar tempo fora do trabalho para o convívio familiar longe dos assuntos de negócios.

Fundada em 2005, a marca de cosméticos NuFACE é liderada por Carol Cole e suas filhas, Tera e Kimberly. Atualmente, Tera é a CEO. Cada uma complementa as outras com diferentes talentos. “Minha mãe, Carol, é o que chamo de cientista maluca; minha irmã Kim é a abelha operária e faz todo o material de escritório; e eu sou o vendedor assertivo”, conta a executiva. Portanto, tirar bom proveito do estilo de empreendedorismo de cada uma é o aprendizado que Tera mais valoriza. “Abrace as diferenças um do outro para reconhecer o valor em um ponto de vista diferente. Minhas fraquezas são os pontos fortes da minha mãe e vice-versa, e adoramos aprender uma com a outra”.

Já na marca de joias personalizadas Origami Owl, a parceria foi precoce. Bella Weems tinha apenas 14 anos em 2010 quando ela e sua mãe Chrissy fundaram a empresa. No início era apenas um quiosque de shopping center. Hoje elas operam com um modelo de “festa em casa” de vendas diretas. Na relação das duas, Chrissy até incentivava a filha a não deixar de cultivar suas amizades em eventos sociais, para que não perdesse vivências importantes habituais da juventude. Apesar disso, a jovem estava disposta a sacrificar muito da sua vida social pelos negócios e a dedicação das duas impactou toda a família, o que não as impediu de reconhecer suas vitórias. Chrissy deixa sua recomendações. “Encontre algo pelo qual você seja apaixonada e estabeleça metas. Esteja disposta a dedicar o tempo necessário para construir o negócio e se cercar de outras pessoas que te tragam para cima”.

Exemplos de mães talentosas

Posto os exemplos acima, você quer ideias de razões por que mães podem render talentosas mulheres de negócio? Vale conferir as ideias da empreendedora Jill Salzman neste Ted Talk e, se você quiser, depois levar o que achar mais interessante para as suas aulas de inglês:

As 5 melhores palestras do TED em português

Idéias de negócios para mães com filhos pequenos

Você é uma mãe com crianças pequenas e ainda quer desenvolver um negócio? Ou tem alguém por perto assim? Essas dez empreendedoras trazem boas dicas:

10 Mothers Share Their Tips For Running A Successful Business With Young Children

A equipe languagePRO deseja Um feliz Dia das Mães!

 

Aproveite e divirta-se com essas frases sobre a data num blog desenvolvido pela languagePRO:

#mães #mãesefilhas #negócios #empreendedorismo #aulasdeinglês #mothers #mothersandchildren #business #entrepreneurship #englishclasses #languagepro

languagePRO há 30 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e
profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *