Palíndromos: o jeito mais divertido de soletrar

Brincar com a ordem das letras de palavras e a das frases pode ser uma forma eficiente de exercitar a grafia, o sentido e as inter-relações delas

O que essas frases têm em comum?

A mãe te ama.

Roma me tem amor.

Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos!

Saíram o tio e oito marias.

Soluço-me sem óculos.

Elas são palíndromos, ou seja, se lidas no sentido usual para a direita ou de trás para frente, formam a mesma sequência de palavras, ainda que a divisão silábica se perca no retorno. Você certamente já ouviu frases como essas em português, certo?

Com efeito, esse jogo divertido de formar palavras pode ser um desafio ainda maior quando feito em línguas estrangeiras, afinal ele exige precisão na hora de soletrar e amplitude de vocabulário.

A princípio. como tem sido seu uso do alfabeto nas aulas de inglês?  Você ainda confunde os sons de “a” e “i”, de “j”, “g” e “d”, “k” e “q” ou mesmo “i” e “y”?

Verifique a seguir

Grammarly Blog

Atividade natural no processo de alfabetização

Na verdade, nos Estados Unidos, concursos de soletração são comuns para crianças como um complemento à alfabetização.

Os palíndromos acabam sendo,  a primeira vista, uma espécie de continuidade, com resultados surpreendentemente engraçados para aqueles que se dispuserem a sentidos mais poéticos que literais. Além de palavras, em geral curtas, que têm igual efeito – ama, asa, ovo, osso, reviver, entre outras – as frases palíndromas muitas vezes rendem ideias tortas e improváveis.

Assim também vale para o inglês e já existem até eventos para fãs de palíndromo, como mostra o documentário The palindromists:

Qual a origem da palavra Palindromo?

De acordo com o Oxford English Dictionary,  a palavra palíndromo tem raiz grega que significa “voltar” (palin) e “direção” (dromo). Na verdade, era uma alusão ao movimento para trás do caranguejo. Ela data de cerca de 70 DC, sendo um grafite enterrado nas cinzas em Herculano, Itália, a mais antiga referência. Confira a história do palíndromo:

YourDictionary - YouTube

Do mesmo modo, existem registros de palíndromos no grego e no sânscrito antigos, o que torna essa composição de palavras uma diversão milenar. Você pode encontrar exemplos que parecem filosóficos, outros são bastante esdrúxulos para fazerem um sentido razoável, mas funcionam gramaticalmente.

E isso serve também para o inglês, inclusive em casos bem extensos, mesmo com a tantas vezes complexa soletração das palavras no idioma.

Vamos verificar alguns exemplos em inglês 

 A nut for a jar of tuna.

(Uma noz por um frasco de atum.)

 Al lets Della call Ed “Stella.”

(Al permite que Della chame Ed de “Stella”.)

 Are we not pure? “No, sir!” Panama’s moody Noriega brags. “It is garbage!” Irony dooms a man—a prisoner up to new era.

(Não somos puros? “Não senhor!” O temperamental Noriega do Panamá se gaba. “É lixo!” A ironia condena um homem – um prisioneiro para uma nova era.)

 Borrow or rob?

(Pegar emprestado ou roubar?)

Mais exemplos

 Was it a car or a cat I saw?

(Foi um carro ou um gato que vi?)

 Madam, in Eden, I’m Adam.

(Senhora, no Éden, sou Adam.)

 Murder for a jar of red rum.

(Assassinato por uma jarra de rum vermelho.)

 Oozy rat in a sanitary zoo.

(Rato viscoso em um zoológico sanitário.)

Os palíndromos aplicados na literatura

Da mesma forma, há também poemas escritos em estrutura de palíndromo para os versos. O primeiro e o último verso são iguais, bem como o segundo e o penúltimo e assim por diante. É o caso de “Doppelgänger” de James A. Lindon. Para o poeta Billy Collins, a dica para se aventurar nesse tipo de criação é pesquisar, combinar formas, aperfeiçoar o primeiro verso e ler outras poesias.

What are the Best & Most Famous Palindromes - Toptenz.net

Se você gosta de explorar relações curiosas de vocabulário, mas acha palíndromos um tanto sem sentido, vale conhecer palavras que são seus próprios antônimos. Já estudou alguma delas nas suas aulas de inglês?

Seu aprendizado do inglês pode ser até mais divertido do que parece!

#palíndromos #vocabulário #soletração #aulasdeinglês #palindromes #vocabulary #spelling #englishclasses

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?