Os vários Dias das Mães ao redor do mundo

Dias das mães – diferentes datas de comemoração

Comemorado em datas diferentes pelo mundo, o Dia da Mães tem origens variadas e significados particulares para cada pessoa, em cada fase da vida

À primeira vista, parece que no segundo domingo de maio o mundo todo celebra o Dia das Mães, ou pelo menos o mundo ocidental. Porém, trata-se de um grupo mais restrito de nações. Embora mais de 50 países celebrem a data, alguns reservam outras datas para tanto.

Além do Brasil, Estados Unidos, Austrália, Itália, Dinamarca, Finlândia, Suíça, Turquia e Bélgica comemoram a data no mesmo dia. Todos eles celebram o Dia das Mães no segundo domingo de maio.

Em contrapartida, talvez você não saiba, mas várias partes da América Latina, como o México, reservam o dia 10 do mês de maio para isso, bem antes de 12 de agosto, quando a Tailândia homenageia as mães locais. Aparentemente, em todos os lugares, em todas as culturas, as pessoas têm algo a dizer sobre as mães.

Leia o blogue desenvolvido pela languagePRO

 

Qual a origem ?

Há, de qualquer forma, referências muito antigas de celebração da maternidade, como, por exemplo, as festividades na Grécia antiga em homenagem a Rhea, a mãe dos deuses. Você imaginava algo tão antigo?

Depois dos gregos, mães cristãs passaram a reverenciar Nossa Senhora no quarto domingo da Quaresma. O Reino Unido, que já celebrou o Dia das Mães em 14 de março este ano, usa essa referência. Como não há data fixa para o dia da Quaresma, a cada ano o Dia das Mães acontece também numa data distinta por lá.

Versões americanas

Por outro lado, nos Estados Unidos o surgimento do Dia das Mães é mais incerto, algo que você pode explorar nas suas aulas de inglês sobre diferenças culturais. Numa das versões , Julia Ward Howe, que redigiu o Hino da Batalha da República, começou em 1872 a organizar reuniões anuais de Dia das Mães em Boston.

Ainda assim, há quem diga que em 1877 Juliet Calhoun Blakely precisou substituir repentinamente seu filho pastor durante um serviço religioso em Albion, Michigan, e aproveitou para chamar outras mães ao púlpito. Nesse sentido, como gratidão, o Dia das Mães teria sido uma homenagem de seus filhos a ela e às mães em geral.

O caráter de feriado nacional, entretanto, veio com a professora Anna M. Jarvis, da Filadélfia, que em 1907 deu início a um movimento para criar o Dia das Mães. Ela pretendia homenagear sua mãe, que já havia participado da elaboração do Dia da Amizade das Mães, criado para ajudar na recuperação da Guerra Civil.

A celebração deveria ao mesmo tempo se estender a todas as mães e foi gradualmente ganhando endossos país afora até que, em 1914, o presidente Woodrow Wilson declarou o segundo domingo de maio como feriado nacional do Dia das Mães.

Impacto econômico

De fato, o Dia das Mães é uma das datas comemorativas de maior apelo comercial nos Estados Unidos. Segundo a National Restaurant Association, ele até chegou a atrair a maior clientela do ano para comer fora, um dado que vale comentar nas sua aulas de inglês para negócios.

Ao mesmo tempo, a Greeting Card Association estima que o Dia das Mães gera a terceira maior venda anual de cartões – atrás apenas do Natal e do Dia dos Namorados –, com mais de 150 milhões unidades despachadas. É compreensível, afinal ter algo sincero e afetivo a dizer em homenagem à própria mãe é um incentivo recebido desde a infância, não concorda?

Impacto pessoal

Por fim, chegamos ao nível mais pessoal da relação das mães com seus filhos, suas expectativas e as cobranças sociais sofridas com a maternidade, além das demandas familiares, domésticas e profissionais que tantas delas somam ao ponto da exaustão.

Já que é comum mães com algum tipo de culpa por não darem conta de tudo, não serem perfeitas, talvez seja o caso de desconfiar das mães que parecem ser:

A languagePRO deseja a você um feliz Dia das Mães!

#diadasmães #celebração #homenagem #origens #maternidade #aulasdeinglês #mothersday #celebration #homage #origins #motherhood #englishclasses #languagepro

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?