Os opostos se atraem na língua inglesa

Os prefixos de oposição deixam adjetivos em condições de prover seus próprio antônimos. O desafio é dar conta da sua grande variedade.

 Você certamente emprega antônimos diariamente. na comunicação

Antes de mais nada, eles exercem uma função de contraste entre adjetivos e verbos na língua portuguesa. Você conhece exemplos de adjetivos opostos como culto e inculto, conhecido e desconhecido, exato e inexato, bem como os verbos crescer e decrescer, fazer e desfazer, validar e invalidar, certo?

Do mesmo modo, você já deve ter percebido pelas suas aulas de inglês que neste idioma estrangeiro você também encontra verbos como increase e decrease (crescer e decrescer), do e undo (fazer e desfazer), please e displease (agradar e desagradar).

Entretanto, como os adjetivos contam com uma variedade de formato ainda maior de antônimos, decidimos reunir aqui exemplos deles que podem ampliar seu vocabulário e facilitar sua produção oral e escrita.

O que são prefixos?

Contudo, selecionamos para você especificamente os adjetivos cujos opostos são possíveis pela simples adição de um prefixo. Você entende bem o que é e qual é a função de um prefixo? De qualquer forma, confira aqui a definição e os principais exemplos dessa valiosa partícula:Cambridge Dictionary: Amazon.com.br: Amazon Appstore

Antônimos de adjetivos formados por prefixos são frequentemente utilizados em meio àqueles em que duas palavras completamente distintas assumem a mesma função, caso de ugly e beautiful (feio e belo), cheap e expensive (barato e caro) ou mesmo tall e short (alto e baixo).

Opostos e seus prefixos

Existem, nesse sentido, aqueles prefixos exclusivamente usados para formar antônimos. Entre os mais evidentes e os mais obscuros, os mais comuns e os mais específicos, essa família reúne as partículas un-, il-, im-, in-, ir-, mis-, non-, a-, ab-, anti-, counter-, dis- e de-.

big ben rysunek - Szukaj w Google | London drawing, Big ben, Big ben drawing

 Por exemplo, existe os opostos fair e unfair (justo e injusto), legal e illegal (legal e ilegal), patient e impatient (paciente e impaciente).

Entre tantos, seguem mais alguns exemplos:

complete e incomplete (completo e incompleto), responsible e irresponsible (responsável e irresponsável), fortunate e misfortunate (sortudo e azarado), conformist e nonconformist (conformista e inconformista).

Além deles, vocês pode contrastar o que é typical e atypical (típico e atípico), normal e abnomal (normal e anormal), social e anti-social (social e antissocial), productive e counterproductive (produtivo e contraproducente), obedient e disobedient (obediente e desobediente), coded e decoded (codificado e decodificado).

 Igualmente, há vários outros adjetivos que comportam a formação de antônimos mediante a adição de algum desses prefixos. Que tal verificar quantos você já conhece e quantos podem enriquecer seu vocabulário?

ELS English Language Centers | LinkedIn

Hora de praticar

Dessa forma, se você quiser praticar e expandir o vocabulário que tem adquirido nas suas aulas de inglês, segue aqui uma série de exercícios.

Para tal, basta procurar e seguir a sequência “Word Formation > Opposites of adjectives in English with prefixes” (números 8037, 8039, 8041, 8043, 8045 e 8047).

Passe de ônibus hop-on hop-on de Londres com passeio a pé, cruzeiro pelo  rio 2021

Quando o antônimo vem por sufixo

Por último, caso você tenha se saído bem e queira expandir sua prática incluindo os adjetivos formados por sufixos relacionados à presença e à ausência de uma determinada qualidade, num sentido igualmente contrastante, acesse o post abaixo:

Esperamos que nas suas próximas aulas de inglês você já esteja se sentindo mais confortável com seu vocabulário expandido para descrever e comparar as qualidades dos temas propostos nas atividades do seu estudo. Até lá!

#vocabulário #adjetivos #antônimos #opostos #prefixos #aulasdeinglês #vocabulary #adjectives #antonyms #opposites #prefixes #englishclasses #languagepro

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

 

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?