Luz, câmera, Ação de Graças Thanksgiving

Luz, câmera, Ação de Graças

Nem sempre uma celebração claramente entendida no Brasil, o Thanksgiving pode ser desmistificado por meio de filmes temáticos no cinema

A essa altura, você já deve conhecer o feriado de Thanksgiving, ou Ação de Graças, que acontece todo ano nos Estados Unidos e Canadá. Talvez até pelas suas aulas de inglês.

Mesmo conhecendo, você pode não entender o que exatamente se comemora. Pois bem, em primeiro lugar, o Dia de Ação de Graças é um feriado nacional que acontece anualmente naqueles dois países . Ele foi criado para comemorar a colheita e outras bênçãos do ano anterior à data. Este ano ele ocorre em 25 de novembro – quase sempre a última quinta-feira desse mês.

É bastante difundida a ideia de que o Thanksgiving se baseia numa festa da colheita de 1621, que reuniu os colonos ingleses, mais conhecidos como peregrinos, de Plymouth e pelos indígenas locais Wampanoag, nos Estados Unidos.

Reunião da família

Como no Natal, as famílias também costumam se reunir, fazendo quem está longe muitas vezes precisar cruzar estados. Várias lendas e simbolismos marcam a celebração, entre eles a gastronomia. São tradições da refeição de Ação de Graças servir peru, mexido de pão, batatas, cranberries e torta de abóbora.

Depois de muita discordância em torno de sua celebração nos diferentes estados americanos, a ideia do feriado nacional ganhou o apoio do presidente Abraham Lincoln.  Foi em meio à guerra civil, em 3 de outubro de 1863 que ele proclamou o Thanksgiving como tal.

Após tentar mudar a data para impulsionar a economia para a temporada de compras de Natal, o presidente Franklin D. Roosevelt formalizou em 1942 a quarta quinta-feira de novembro como Dia de Ação de Graças.

Adaptação do feriado religioso

Gradualmente, o feriado se afastou de suas raízes religiosas e passou a acolher imigrantes de todas as origens, em nome da paz intercultural, dos Estados Unidos como terra de oportunidades para os de fora e da santidade da família. Além disso, eventos adicionais se aproveitam da data, como paradas de lojas em busca de agitação para o comércio e jogos de futebol.

Antes que você pergunte, no Canadá, desde o período colonial também realizam-se cerimônias de tradição europeia em gratidão por viagens seguras, paz e colheitas abundantes. Entre 1578 a 1879, elas não eram um feriado nacional. A partir de então, a data variou ao longo dos anos, mas desde 1957 o Thanksgiving canadense ocorre na segunda segunda-feira de outubro.

Encyclopedia Britannica | Britannica

Prazeres do acolhimento

Como os preparos da ceia de Ação de Graças podem ser extenuantes, é sempre interessante seguir algumas dicas de como aproveitar melhor o dia. Vale tirar uma hora para cada pessoa envolvida nos preparos ter um tempo para si, bem como incumbir alguém mais pelo café-da-manhã, distribuindo as tarefas.

Caso sobre comida da ceia, pode ser uma boa oportunidade de usar a criatividade ou colocar em prática receitas inusitadas disponíveis online, como homus de batata doce ou milkshake de abóbora. Essas e outras dicas podem muito bem tornar o seu Natal melhor também.

Thanksgiving: conheça um pouco sobre a história e as comidas do feriado norte americano – Em Todo Lugar

 

Premissa de enredos

De qualquer forma, assistir a filmes temáticos pode ser um dos melhores programas domésticos para se divertir – mesmo que as pessoas que fizeram a ceia acabem pegando no sono.

Entre as melhores opções lançadas ao longo dos anos estão alguns títulos já bem conhecidos, mas que rendem bastante prazer em rever, caso da comédia Antes só do que mal acompanhado (Planes, trains & automobiles, EUA, 1987), com Steve Martin e John Candy, sobre uma conturbada viagem de dois homens para o feriado.

Drama cômico e romântico dirigido pela atriz Jodie Foster e protagonizado por Holly Hunter,  o filme Feriados em família (Home for the Holidays, EUA, 1995) nos lembra como tantas famílias estão longe de uma harmonia idealizada para esse feriado nacional.

Ben Stiller volta a enfrentar seu sogro desconfiado e ardiloso, interpretado por Robert De Niro, em Little Fockers, EUA, 2010) em Entrando numa fria maior ainda com a família, passado bem no Thanksgiving.  É o terceiro filme da trilogia de comédia Entrando numa fria.

Filmes infantis

A animação Bons de bico (Free birds, EUA, 2013), ótima pra incluir as crianças, gira em torno de dois perus que voltam no tempo para tentar mudar o cardápio do Dia de Ação de Graças.

Por fim, no curta-metragem Charlie Brown e o Dia de Ação de Graças (A Charlie Brown Thanksgiving, EUA, 1973), Neste filme, Charlie Brown tenta preparar uma ceia inesperada de Ação de Graças para seus amigos.

Tanto a revista Good housekeeping quanto a Esquire concordam com todas essas sugestões. Há várias outras opções de filme que têm cenas importantes nesse feriado.

The Thanksgiving Movie (2020) - IMDb

 

thanksgiving movies

 

Por mais que você não comemore o Thanksgiving, vale a pena conferir esses filmes, conhecer melhor o feriado e praticar muito do que você vem aprendendo em suas aulas de inglês.

Boa diversão!

#açãodegraças #feriado #família #cinema #filmes #diversão #aulasdeinglês #thanksgiving #holiday #family #films #fun #englishclasses #languagepro

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?