Espiritualidade: renovação de esperanças para o novo ano

Festas de final de ano diferentes

É perfeitamente compreensível se você estiver sentindo uma profunda exaustão no início deste ano: Física, mental e emocionalmente, poucos (ou nenhum) anos da sua vida devem ter envolvido tantos medos, riscos e incertezas reunidas quanto em 2020. Afinal de contas, o momento de relaxar, descansar e comemorar as festas de final de ano foi  bem diferente.

Novo ano – Novas perspectivas

Início de novo ano, sempre é hora de desacelerar, descansar, trazer aprendizados para sua zona de conforto – e, neste sentido, por que não inclusive os trazidos das suas aulas de inglês?

Vale muito refletir sobre suas experiências vividas e cogitar as próximas, mesmo que grande parte daqueles sentimentos tensos ainda esteja valendo, mesmo depois da virada de calendário.

Cada um tem sua estratégia de enfrentamento sadio desse redemoinho de angústias e desejos de superação, mas práticas ligadas à espiritualidade ou religião levam importantes vantagens.

Religiosidade ligada à felicidade

Pesquisas reiteradamente indicam que pessoas com o hábito de manter alguma prática espiritual ou crença religiosa percebem-se mais felizes do que aqueles que não. Entre os benefícios está a menor porcentagem de casos de depressão e ansiedade.

Entre essas pesquisas está uma de 2015 da London School of Economics e do Erasmus University Medical Centre, na Holanda, que apontou um resultado mais satisfatório entre os entrevistados do que aqueles que realizam algum trabalho voluntário de caridade.

Estas pessoas investem na educação por meio de cursos ou participam de organizações políticas ou comunitárias – o que, é claro, em nada reduz o valor dessas interações. Confira:

Mundo Das Marcas: TIME MAGAZINE

 

Há várias possibilidades para a espiritualidade

Meditar pode ser um importante aliado num sentido de complementar as benesses de ações de caridade, comunitárias ou educativas.

Com ou sem vivência religiosa, a respiração profunda e estável, o treino mental de ser ater em paz ao momento presente, sem culpas pelo passado ou ansiedade pelo futuro; Além de ajudam a relaxar e equilibrar os fluxos físicos orquestrados pelo aparelho circulatório.

Até pessoas que não comungam de nenhum tipo de fé podem sentir esses benefícios da meditação. Quer começar a meditar e não sabe como? Este vídeo pode te ajudar:

De qualquer forma, a experiência religiosa e a espiritualidade estão diretamente ligadas ao senso de propósito e significado da vida. Com efeito, a  noção de uma continuidade da existência após a morte traz alento para muitos de nós, embora muitas pessoas prefiram ater essa reflexão ao que conhecimento cientificamente comprovável alcança, pela vida natural, para nutrir paz de consciência.

Se esses entendimentos puderem se traduzir em compaixão, a conexão consigo mesmo e de uns com os outros, pode-se estabelecer uma forma mais proveitosa e harmônica de espiritualidade, como sugere o autor e filantropo Radhanath Swami.

Na verdade, qualquer que seja seu entendimento da existência humana, ele pode propiciar algum grau de acolhimento pelo poder do grupo. Para criar laços sociais satisfatórios nesse âmbito, basta encontrar seus afins e cultivar o convívio com eles com base nessas afinidades. Porém, há de se reconhecer que são as balizas morais das religiões que muitas vezes ajudam a tornar vícios um enfrentamento mais necessário.

Na realidade, restringe o leque de escolhas do que uma vivência completamente livre pode oferecer, o que não raro pode gerar excessos e desgastes. Este é “o paradoxo da escolha”, segundo o psicólogo americano Barry Schwartz.

É importante também considerar que a vivência religiosa, mais até que as das práticas espirituais laicas, costumam ter seus efeitos bem avaliados por pessoas que se iniciaram nelas em momentos conturbados. Como consequência,  a distância percorrida graças ao benefício religioso parece ainda mais ampla e a satisfação com esse vínculo ainda maior.

Religião está ligada a condição social?

Por outro lado, como indica Byan Walsh na reportagem da revista Time, países nórdicos como Dinamarca e Suécia, com grande contingente de ateus, têm alto padrão de bem-estar pelo entendimento de que deve-se aproveitar bem a vida que se tem, possivelmente a única.

Em geral, a religião gera segurança existencial em países mais pobres, e o estado de bem-estar social garante sensação equivalente nos mais ricos. O alinhamento do indivíduo com a cultura predominante nesse aspecto costuma trazer o conforto adicional da adequação às expectativas.

Pessoas que se classificam como espirituais, mas não religiosas, são cerca de 11% dos americanos. Uma pesquisa do consagrado programa televisivo Today, desde 1952 no ar pelo canal americano NBC, mostrou que 77% dos entrevistados distinguem religião de espiritualidade. E deste total de entrevistados,  70% acreditam ser mais importante a vivência espiritual do que a religiosa.

Latest News, Videos & Guest Interviews from the Today Show on NBC | TODAY

Seja por meio da religião, de alguma prática espiritual, da meditação, de algum tipo de trabalho voluntário, de mais de um desses caminhos ou, quem sabe, algum outro não citado aqui, que você possa sentir uma profunda renovação com saúde, paz, harmonia, desenvolvimento pessoal, em meio à fartura de afetos neste novo ano.

São os votos da LanguagePRO.

Desejamos um próspero 2021! Até suas próximas aulas de inglês!

 

 #anonovo #renovação #reflexão #vida #religião #espiritualidade #benefícios #aulasdeinglês #Christmas #newyear #renovation #reflection #life #religion #spirituality #benefits #englishclasses #LanguagePRO

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

 

    Comments

    1. Avatar for Rosana Palmieri CBD for pain disse:

      Article writing is also a excitement, if you know after that you can write otherwise it is
      complicated to write.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?