Boxing day: entre presentes e placares

Passado o Natal, você volta ao trabalho ou se dedica a descansar?

Não seria assim se você vivesse na Inglaterra. Conheça o Boxing Day.

O que o dia 26 de dezembro significa para você? Nada? Nunca chegou a ler algum texto sobre a data nas suas aulas de inglês? Pois bem, no Brasil a data pode até marcar a volta ao trabalho depois do Natal, a partida para viagens de réveillon ou um dia para se recuperar dos excessos gastronômicos cometidos na véspera.

Na verdade, se você morasse no Reino Unido ou em uma das suas maiores ex-colônias – que não os Estados Unidos –, seja Canadá, Austrália ou Nova Zelândia, haveria um significado adicional. Trata-se do Boxing Day.

Qual a origem da data?

Há quem diga que a data foi criada por uma tradição de troca de presentes natalinos indesejados ou, em caso de vestuário, de peças com uma numeração que não serve para quem foi presenteado. Afinal, “boxing” vem do sentido de encaixotar, neste caso guardar produtos em uma caixa de presentes, não do pugilismo. Entretanto, a conexão com o esporte não é absurda, já que a data costuma ser marcada por importantes partidas de futebol.

Leia o artigo da CNN:

De acordo com o Oxford English Dictionary, a primeira referência impressa à data, no sentido de distribuição de presentes, se deu em 1833.  De fato, o escritor Charles Dickens se referiu a ela em 1837 em seu livro The Posthumous Papers of the Pickwick Club (popularmente conhecido como The Pickwick Papers), publicado em português com diferentes nomes em Portugal e no Brasil, como As Aventuras do Sr. Pickwik, Documentos de Pickwick, Papéis de Pickwick, e Documentos do Clube Pickwick.

Dia de Santo Estevão

Além de coincidir com o Dia de Santo Estevão, quando a caridade é valorizada pelos cristãos, o Boxing Day surgiu como feriado propriamente dito em 1871, em plena era vitoriana, na Grã-Bretanha. Era comum ser essa a data quando os serviçais recebiam permissão para irem visitar suas famílias, afinal tinham trabalhado bastante durante as comemorações de Natal de seus patrões. Se o feriado cair num sábado ou domingo, ele é adiado para o primeiro dia útil seguinte.

Mais detalhes:

Existem teorias diferentes para explicar a origem do nome desse feriado, quando bancos, repartições públicas e a maior parte das empresas permanece em recesso. Há também quem diga que os patrões davam a seus empregados caixas cheias de pequenos presentes, dinheiro e sobras de Natal como reconhecimento pelos serviços prestados.

Também existe a versão de que as igrejas colocavam caixas para coletar doações em dinheiro para cidadãos mais pobres, para então distribuir no dia 26. Por fim, acabou servindo como um dia a mais de festividades de fim de ano.

Uma data para praticar esportes também

O viés esportivo surgiu com a recorrente prática da caça à raposa (proibida, ao estilo letra morta, desde 2004), assim como de corridas de cavalo. Estevão era inclusive o santo padroeiro deste animal. O Boxing Day pode ser comparado à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, a Black Friday, famosa por seus descontos atraentes nas lojas, que já passou a fazer parte do calendário comercial brasileiro.

Quer conhecer a origem da Black Friday? Confira aqui:

Mudanças na tradição neste ano

Como era de se esperar, em 2020 muitas lojas excepcionalmente não vão abrir no dia 26. Por outro lado, os eventos esportivos, que também agitam os negócios, não têm trégua prevista. Só na Premier League, o time do Leicester City enfrenta o Manchester United, o time do Aston Villa pega Crystal Palace, Fulham joga com Southampton, Arsenal disputa bola com Chelsea, Manchester City tenta driblar o Newcastle United e Sheffield United encara o Everton. O jeito este ano vai ser compensar a limitação das compras no Boxing Day com gols.

Premier League – Wikipédia, a enciclopédia livre

Considerando-se a paixão compartilhada por futebol entre Brasil e Inglaterra, você acha que caberia um feriado assim no calendário brasileiro? O que você privilegiaria? O lado comercial, o do esporte ou ambos?

Você pode propor levar suas sugestões de eventos e negócios relacionados ao Boxing Day para suas aulas de inglês, como atividade oral ou escrita. Depois da Black Friday, não vai ser tão impressionante se alguém tiver essa ideia. Quem sabe até você…

 

#boxingday #26dedezembro #feriado #Inglaterra #ReinoUnido #presentes #esporte #futebol #negócios #Natal #blackfriday #aulasdeinglês #december26th #holiday #England #UnitedKingdom #gifts #sports #football #business #Christmas #englishclasses #LanguagePRO

languagePRO há 30 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

 

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?