As mais novas tendências do mercado editorial

Você tem lido livros nos últimos tempos?

Apesar da concorrências das novas mídias, antes de mais nada, a demanda pela publicação impressa tem se mostrado imprevisível

A princípio, os livros impressos têm dado sinais de reação e fidelização de vendas. Apesar de ser considerado em vias de extinção até há poucos anos, esse formato de mídia não perdeu tanto mercado para os e-books.

Mesmo levando em consideração os  argumentos ambientais como menos árvores cortadas para produzir papel e as vantagens de se poder armazenar vários títulos num único leitor digital, os livros físicos mantêm um público leitor fiel.

É o que indica esta análise da revista Forbes.

Forbes Magazine: Amazon.com.br: Amazon Appstore

Segmentação do mercado

Como resultado, em 2021 devemos ver editoras menores valorizando nichos de mercado, enquanto os meios digitais ganham novas estratégias de venda. Por exemplo, o segmento de auto-ajuda deve fortalecer as plataformas de audiolivros, o SEO dos sites e os podcasts serão atualizados para aumentar o acesso online das editoras. Nesse sentido,  as parcerias entre elas devem ganhar força, inclusive com assinaturas digitais.

Além disso, quando gostam para valer de uma obra, alguns leitores adquirem as duas versões dos livros. O formato eletrônico atende quem tem pressa e conteúdo instantâneo.

Por sua vez, a versão impressa, que deve decolar na segunda metade desta década, traz o prazer do cheiro, o tato do papel, além da sensação de desconexão de se estar sem aparelhos eletrônicos à vista.

Esse é um prazer que traz uma série de vantagens. leia o blog da languagePRO:

 

A renovação online de gêneros literários

Por outro lado, a pandemia do coronavírus ajudou a resgatar gêneros literários que pareciam um tanto escondidos. Coleções de poesia atraíram um público online engajado. Atualizações online de contos de fadas e livros infantis viraram tendência. Clássicos da literatura foram relidos por nostalgia das boas leituras do passado.

Também se observa, além disso, um interesse cada vez maior pela literatura de não-ficção, segmento ligado a textos jornalísticos ou de origem acadêmica.

Domesday Book – Wikipédia, a enciclopédia livre

Presença crescente na sala de aula

Dessa forma, até as escolas estão tirando proveito das novas plataformas de audiolivros, assim como o livro didático das suas aulas de inglês hoje facilmente ser uma plataforma online.

Ao mesmo tempo, as editoras estão facilitando novas publicações e investindo em séries. Tanto os livros colaborativos (de vários autores), quanto os autônomos estão em alta e a demanda por lançamentos aumenta.

Em geral, os colaborativos têm um grande apelo coletivo, ao passo que empresários e influenciadores famosos aproveitam seu público pronto e fiel para consumir seu conteúdo individual.

O digital, por sua vez, já era a solução para escritores independentes, sendo seus ebooks publicados com recursos próprios nos últimos anos.

Segmentação e hibridização

Portanto, não se impressione com previsões alarmantes sobre o futuro do livro impresso. Há espaço de destaque para ele entre as novas formas digitais de se consumir literatura, pelo menos até 2021.

Da mesma forma que, passada a pandemia, você poderá dividir seu horário das aulas de inglês entre as presenciais e as remotas, este é um momento de segmentação e hibridização de formatos.

Boas leituras!

#livros #impresso #online #audiolivros #ebooks #mercado #editoras #tendências #aulasdeinglês #2021 #books #print #audiobooks #market #publishingcompanies #trends #englishclasses

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

 

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?