2021: uma nova odisseia no espaço

Ficção ou Realidade?

Antes de mais nada, apertem o cinto. A Virgin Galactic realiza os testes finais do que deve ser o início da aviação comercial espacial.

Lembra do fato histórico do primeiro homem a pisar na Lua?

Talvez você não se lembre, afinal já faz mais de meio século, mas a corrida espacial que contrapôs Estados Unidos e União Soviética nos anos 1950 e 1960 tem agora, ainda que sem o cenário da Guerra Fria, o desdobramento mais relevante desde a chegada do homem à lua em 1969. Desde essa época, gerações de aficionados pelo espaço sideral sonharam com o dia em que haveria aviação comercial para fora da esfera terrestre, verdadeira revolução no negócios ligados a tecnologia e turismo.Pois bem, tudo indica que este dia está próximo.

A Virgin Galactic, criada em 2004 pelo empresário inglês Richard Branson, prepara uma série de vôos de teste do seu primeiro avião-foguete para passageiros.

Em paralelo, a Space X, do sul-africano Elon Musk, tenta emplacar façanha equivalente com sua Crew Dragon. A aviação comercial, tão abatida em 2020, pode receber um novo e intenso sopro de vida já a partir do ano que vem, um assunto talhado para as aulas de inglês, especialmente as de business English.

Acesse o artigo da BBC News:

BBC News – Wikipédia, a enciclopédia livre

Chamada Unity, a aeronave espacial da Virgin Galactic já vinha sendo testada em vôos planados desde o início deste ano, quando chegou à base operacional da empresa no estado americano do Novo México. Em maio, o lançamento do avião-foguete de Branson falhou, mas a saga continua.

Você se candidata a um vôo intergalático?

Já são seiscentos clientes que fizeram depósitos para garantir suas passagens na Unity desde que o serviço foi anunciado e a oferta disponibilizada. O próximo vôo deve ter só os dois pilotos. Em seguida, serão transportados mais quatro funcionários da Virgin Galactic no compartimento de passageiros. Dependendo do resultado nessa fase de testes, pode ser que poucas viagens bastem para comprovar a eficiência e a segurança da tecnologia empregada no projeto. Aí começarão os vôos comerciais.

A Virgin Galactic já divulgou imagens da aparência da cabine de passageiros para seis pessoas do Unity, criado em parceria com o escritório londrino de design Seymourpowell. São doze as janelas, de um bom tamanho, para que todo os passageiros possam apreciar a paisagem do espaço sideral quando a espaçonave alcança o ponto de flutuação e todos podem circular livremente pelo interior de sua cabine. Poltronas móveis se adaptam às mudanças da força gravitacional. Telas no encosto exibem dados do vôo, mas um total de 16 câmeras também gravam a experiência dos viajantes. Trata-se de uma experiência sem igual nos negócios de turismo e na aviação comercial.

Divirta-se com os vídeos do youtube

Uma visita a aeronave:

Enquanto a aeronave da Virgin parece muito com um avião, a da Space X, desenvolvida com auxílio da Nasa, lembra uma foguete pequeno e largo. Reportagem da BBC News:

BBC News – Wikipédia, a enciclopédia livre

Questionamentos de longo prazo sobre a aviação comercial espacial também são inevitáveis. A nova fase da exploração espacial vai gerar colônias interplanetárias? Vai bastar usar business English ou vai haver outra língua oficial no espaço? Ainda parece cedo para saber. De qualquer forma, isso faz pensar também nos desafios a se vencer rumo a um tradutor universal que dê conta das particularidades das línguas, como as várias que você já deve ter encontrado nas suas aulas de inglês:

Cineastas com visão futurista

Ainda que com duas décadas de atraso, as cenas de serviço de bordo que o cineasta Stanley Kubrick imaginou para a extinta Pan Am no seu clássico 2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, EUA/Reino Unido, 1968) finalmente não são mais um futuro distante.

#negócios #tecnologia #aviaçãocomercial #espaçosideral #aeronaveespacial #businessenglish #aulasdeinglês #business #technology #commercialaviation #outerspace #spacecraft #englishclasses #languagepro

languagePRO há 30 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?