2021: Novas perspectivas para a cura

Achamos a solução para a crise sanitária?

Com dezenas de países já em pleno programa de vacinação pública em massa contra o coronavírus, o ano de 2021 , a princípio, promete ser decisivo no enfrentamento da pandemia que assolou o planeta no ano anterior.

Com certeza, você facilmente já se perguntou como isso é possível em menos de um ano, já que as vacinas normalmente demandam anos de pesquisa e testes até poderem ser aplicadas na população.

Antes de tudo, a resposta implica em entender como os cientistas têm trabalhado preventivamente há anos, para que a maior parte da tarefa de desenvolvimento de uma nova vacina já esteja adiantada e estruturada para sua conclusão.

Fontes fidedignas de informação

Canais de informação como o Coronavirus Vaccine Tracker, do jornal New York Times, ajudam a acompanhar o fundamental andamento de diversas vacinas para enfrentar a pandemia; Alem de te  manter  atualizado com o vocabulário necessário para comentar nas suas aulas de inglês sobre esse assunto tão importante que afeta todos nós.

The New York Times - Breaking News, US News, World News and Videos

 

Igualmente útil, outra fonte globalmente primordial de informação é a Oganização Mundial da Saúde (OMS), ou World Health Organization (WHO), em inglês.  Não adianta correr para tomar a vacina logo, pagar caro em clínicas particulares nem nada de cunho individualista.  Na verdade, é necessária ampla vacinação até que a imunização coletiva alcance algo entre 60 e 70% da população e gere o efeito rebanho. Caso contrário, o coronavírus pode sofrer mutações que invalidam as atuais vacinas. É para garantir validações e acessos a medicamentos eficazes para Covid-19 que a WHO trabalha em caráter de urgência no momento.

vaccines - COVID-19 | Ministry of Health

A BBC inglesa reúne as últimas notícias sobre o desenvolvimento das vacinas de coronavírus. Aponta também informações referentes aos cuidados durante a pandemia, sintomas, assim como esclarecimentos de dúvidas comuns, entre várias outras reportagens sobre aspectos de ordem prática ao lidar-se com o Covid-19:

BBC News – Wikipédia, a enciclopédia livre

Grande número de vacinas

Atualmente são 64 as vacinas em estudos clínicos em humanos, sendo que 20 delas já chegaram aos estágios finais de teste. Mas isso não é tudo.  Definitivamente, nessa corrida pela preservação de vidas e retorno a algo o mais próximo possível da vida social que foi possível viver até março de 2020, pelo menos 85 vacinas pré-clínicas estão sendo ministradas em animais para depois serem aplicadas em voluntários humanos.

Esclarecimentos sobre efeitos colaterais

Se você estiver com receio dos eventuais efeitos colaterais das vacinas, o Dr. Dean Blumberg, chefe do departamento de doenças infecciosas da pediatria da University of California em Davis (CA), esclarece que eles são os mesmos das já conhecidas vacinas contra gripe ou tétano. Sintomas leves: , um braço dolorido e, talvez, um pouco de dor de cabeça e fadiga, que não duram.  Logo, não há qualquer chance de contrair o Covid-19 pela injeção da vacina.

O ano se iniciou com a União Europeia e Israel autorizando a vacina da Moderna. Grã-Bretanha, Índia, Argentina e México deram aval à Oxford-AstraZeneca para uso emergencial. A China já havia aprovado a vacina Sinopharm.

Entre as principais e mais avançadas vacinas estão Pfizer-BioNTech mRNA 23, aprovada no Canadá e nos EUA e em outros países, assim como a Moderna mRNA. A Gamaleya e a Vector Institute já estão sendo usadas na Rússia. A CanSino vem sendo ministrada de modo limitado na China, como também a Sinovac e a Sinopharm-Wuhan. Outras seguem em desenvolvimento, como a da Johnson & Johnson, atualmente na Fase 3 de testagem.

Qual o processo de testagem 

 O processo de teste de vacinas segue por ordem, o teste pré-clínico, que utiliza células e, então, animais como camundongos ou macacos na busca de uma resposta imunológica. Estas são as fases do teste:

1 – Os testes de segurança em um pequeno grupo de pessoas voluntárias marcam o início

2 –  quantidade que aumenta para centenas de pessoas divididas em grupos etários

3 – Milhares de pessoas testam a vacina,  quando parte dos voluntários recebe um placebo e calcula-se a porcentagem de contaminação por coronavírus em cada grupo, a taxa de eficácia. A aprovação varia de acordo em prazos e graus com cada país.

 E quando o processo é acelerado?

Você se preocupa com a autorização de uso de emergência? Em primeiro lufar, é  compreensível, mas vale entender os motivos dessa conduta. Por exemplo, quando há boas razões científicas para se crer que um medicamento é seguro para prevenir ou tratar doenças, o Food and Drug Administration (FDA), departamento americano equivalente à Anvisa, pode autorizar seu uso mesmo sem prova definitiva da eficácia.

Se novas pesquisas invalidarem a recomendação inicial, a autorização é revogada. Frequentemente, doenças que causam alta mortalidade são uma ótima motivação para esse aval a se confirmar.

No entanto, uma pergunta importante ainda a ser respondida é o tempo de proteção das vacinas para coronavírus, o que faz uma espiada frequente nas fontes aqui reunidas uma boa dica para os próximos meses.  Porém, agir só quando houvesse essa resposta implicaria em milhares de vidas perdidas.

Johns Hopkins CORONAVIRUS RESOURCE CENTER - Saba News

A humanidade já venceu uma pandemia antes com muito menos recursos, é importante lembrar. Verifique blog desenvolvido pela languagePRO:

Esperamos que logo possamos voltar a nos reunir presencialmente de maneira segura, inclusive nas suas aulas de inglês.

Um feliz 2021 cheio de saúde e grandes conquistas!

#vacina #pesquisa #eficácia #coronavírus #covid19 #pandemia #aulasdeinglês #vaccine #research #efficacy #pandemic #englishclasses

languagePRO há 31 anos desenvolve cursos de idiomas para empresas e profissionais. Ensinamos inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros. Nossa missão é oferecer a nossos clientes uma experiência única de aprendizagem, com cursos personalizados, inovadores e ajustados aos seus interesses; apoiados recursos tecnológicos, total flexibilidade e suporte integral,

 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    × Podemos te ajudar?